Os prefeitos da cidade paraguaia de Presidente Franco, Roque Hernán Godoy Jara e da argentina Puerto Iguazú, Claudio Felippa, se reuniram nesta segunda-feira (21) para assinar uma Carta de Intensão para a construção de uma ponte internacional entre as duas cidades.

A reunião que aconteceu em Presidente Franco, contou com a presença da ministra do Turismo do Paraguai, Soffia Afara, do cônsul paraguaio em Puerto Iguazú, Magno Alvarez, do embaixador do Paraguai, Domingo Peppo e do ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Euclides Acevedo.

Há 20 anos paraguaios e argentinos discutem a construção de uma ponte ligando as das cidades e que agora está sendo pensada para desenvolver o transporte ferroviário entre os dois países. Atualmente, a única ligação direta entre Presidente Franco e Puerto Iguazú é através de uma balsa passando pelos rios Paraná e Iguazú. A outra maneira é atravessando a fronteira com o Brasil, passando por Foz do Iguaçu, pelas pontes de Amizade e Tancredo Neves.

Em janeiro de 2021, 15 associações de turismo paraguaias e empresários argentinos, entregaram às autoridades um documento solicitando a construção de uma ponte.