As entregas são feitas mensalmente, baseada na necessidade de cada paciente. Desde 2018, mais de mil pessoas foram atendidas

O Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) realizou nesta segunda-feira (14) uma nova entrega de equipamentos aos pacientes do programa de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção. Foram entregues três próteses, além de calçados, palmilhas ortopédicas, órteses, bengalas e andadores para pessoas com algum tipo de deficiência. 

Um dos beneficiados foi João Francisco de Almeida, que teve a perna amputada há 18 anos, após um acidente de moto. Com a prótese que estava usando, ele conta que não conseguia realizar uma das atividades que mais ama: a dança. 

“Com essa nova prótese eu vou poder seguir dançando, realizando um desejo que tenho há muito tempo. Quando estava sem ela, ficava imaginando como seria esse momento e agora vou poder conseguir”, disse João. 

Próteses entregues

O CER-IV faz essas entregas desde 2018, com mais de mil pessoas já beneficiadas com os equipamentos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, assistências sociais, psicólogos e médicos ortopedistas.

As entregas são feitas mensalmente, com pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. No local, os profissionais realizam as entrevistas, verificam as medidas e encomendam os equipamentos com base na necessidade de cada pessoa. 

“O programa é fundamental para garantir o direito à acessibilidade. Não se trata apenas de uma cadeira de rodas, por exemplo, mas de uma garantia a essa pessoa, que terá o direito de ir e vir assegurado, com um bom equipamento”, destaca Caroline Santana, gerente de serviços técnicos do CER-IV.

“Tudo é pensado de maneira a tornar o atendimento eficaz. As consultas prévias antes de o material ser entregue garantem que a utilidade será ainda melhor, baseada nas necessidades reais. Todos os meses, são novas belas histórias de vida recontadas, realidades que se modificam”, disse a secretária da Saúde, Rosa Maria Jeronymo.