As doses são ofertadas em todas as unidades de saúde sem a necessidade de agendamento

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Todas as 29 unidades básicas de saúde já estão aplicando as doses de reforço em adolescentes (12 a 17 anos) e pessoas a partir de 18 anos imunocomprometidos. As equipes passaram por capacitação durante este mês e os interessados podem buscar qualquer unidade, sem a necessidade de agendamento.

Para reforçar a imunização de adolescentes imunocomprometidos contra a Covid-19, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação de uma terceira dose oito semanas depois da segunda. Após a conclusão desse esquema, é recomendada ainda uma dose de reforço (quarta dose) quatro meses após a terceira. O reforço deve ser feito obrigatoriamente com a vacina da Pfizer.

São considerados imunocomprometidos as pessoas com têm imunodeficiência primária grave, que estão passando por quimioterapia, fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco, que vivem com HIV/AIDS, fazem hemodiálise, entre outros.

JANSSEN

Para quem tomou a dose única da Janssen e a dose de reforço, a orientação também é a aplicação de mais uma dose, com quatro meses de intervalo. Portanto, o esquema vacinal deste imunizante fica estabelecido em três doses, dessa forma: dose única + dose de reforço entre dois e seis meses depois + dose de reforço a partir de quatro meses da última dose.

ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS (INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS) IMUNOCOMPROMETIDOS

– Dose adicional ou terceira dose: 8 semanas após a 2D

– Dose de reforço: 4 meses após a dose adicional 

ADULTOS IMUNOCOMPROMETIDOS (+ 18 ANOS)

– Dose adicional: 8 semanas após a 2D

– Dose de reforço: 4 meses após a dose adicional 

ADULTOS IMUNOCOMPROMETIDOS QUE RECEBERAM A JANSSEN

– Reforço dois meses após a primeira dose ou dose única

– Dose adicional 4 meses após o reforço.