Parcerias com instituições como o SENAC e SEST/SENAT irão contribuir para novas capacitações e ajudarão a transformar a vida dos jovens.

Na próxima semana, cerca de 160 jovens atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II) que cumprem medidas socioeducativas irão iniciar no curso de barbearia e penteados, ofertados pela Secretaria Municipal da Juventude e Capacitação e o SENAC. A iniciativa será a primeira da série de capacitações oferecidas a esse público em Foz do Iguaçu. 

Nesta sexta-feira (18), o secretário da Juventude e Capacitação, Gilberto Xisto, e a  coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), Karla Luciano, conversaram sobre o projeto e outras ações para os próximos meses. 

Entre os passos já definidos, estão os cursos de mecânica de motos e programador de software, além do projeto Primeira Habilitação, junto com o SEST/SENAT, que estão em processo licitatório pela Secretaria. 

Segundo os representantes, é preciso buscar novas formas para evitar que esses jovens voltem a cometer crimes após o fim da medida, principalmente por conta do preconceito no momento da contratação, além de fatores sociais e econômicos. 

“O mercado de trabalho será um reinício de vida para eles. São jovens que possuem muito a conquistar e queremos que tenham uma vida digna, com um bom emprego e capacitações. É dever do município garantir esses meios”, afirmou o secretário. 

“Queremos ainda ampliar a parceria para além de instituições que já nos ajudam, incluindo também empresas dispostas a atender esse público em situação de vulnerabilidade, dando uma oportunidade que pode salvar vidas”, frisou Karla.