Mesmo no período de recesso, foram recebidas mais de 150 demandas; o aplicativo facilitou o contato da população com os serviços da Prefeitura e já tem 15 mil usuários

A agilidade do atendimento digital do aplicativo 156 Foz impulsionou o número de usuários na plataforma, que cresceu mais de 200% somente em 2021 – saltando de 4 mil no início do ano para cerca de 15 mil novos cadastros até dezembro. Para melhorar a experiência dos cidadãos, mais de 100 serviços foram adicionados ao longo dos meses, o que contribuiu para a marca de quase 11 mil chamados abertos.

Os dados comprovam não somente a confiabilidade do serviço, mas também a adesão da população aos meios digitais. Mais de 80% dos chamados foram feitos pelo aplicativo, enquanto menos de 20% foram via telefone.

“Acompanhamos de perto a mudança de comportamento da população, que passou a entender a importância do 156 e realizar os chamados pela plataforma. Nossos cidadãos ganharam um grande aliado para fazer solicitações e terem as demandas atendidas pelo poder público, pois esse é o nosso dever enquanto gestores”, ressaltou o prefeito em exercício, delegado Francisco Sampaio.

“Uma das nossas principais missões é desburocratizar o serviço público e, neste foco, o 156 atende perfeitamente, pois eliminou todos os papéis de ofício e memorandos dentro das secretarias, que antes precisavam ser abertos. Hoje é necessário apenas acessar o app ou ligar e, em menos de 24h, o pedido está nas mãos dos setores responsáveis”, reforçou o secretário da Governança e Transparência, José Elias Castro Gomes.

“O 156 permite que os cidadãos pautem os serviços de zeladoria da cidade, informando a necessidade de manutenção, por exemplo, da iluminação pública, de bueiros e outros cuidados que exigem atenção frequente e podem ser informados pela própria população”, complementa Gomes.

Chamados resolvidos

Entre os meses de novembro e dezembro, foram 1.500 atendimentos realizados, com cerca de 60% das demandas resolvidas e finalizadas. Durante o período do recesso da Prefeitura, entre 23 de dezembro a 2 de janeiro, o aplicativo seguiu funcionando normalmente e recebeu 158 novas demandas – das quais 76 já foram concluídas.

“O mundo caminha cada vez mais para o digital, portanto temos aqui uma plataforma muito importante. O 156 já se popularizou entre os moradores e a tendência é seguir ainda mais forte e completo para 2022. A tecnologia será uma forte aliada da participação do cidadão na gestão do município”, afirmou o coordenador do serviço, Marcelo Penayo.
 
Serviços públicos digitais

A importância do 156 Foz para um serviço público cada vez mais digital foi reforçada também pelo secretário Executivo de Transformação Digital de Recife (PE), Rafael Figueiredo Bezerra, que ministrou uma palestra para secretários, diretores e servidores da Prefeitura de Foz na última segunda-feira (10), organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, sobre transformações digitais.

Entre os aspectos levantados, Bezerra pontuou que por meio do 156 é possível aproveitar os dados para verificar quais serviços devem ser priorizados na transformação das cidades, por conta da abrangência e engajamento dos usuários.