Encerrando as ações do Dezembro Verde, a Diretoria aborda temas sobre os problemas que os fogos de artifício acarretam aos animais
A Diretoria de Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, alerta: cuidado com os animais domésticos durante as comemorações de final de ano!
Encerrando as ações do Dezembro Verde, a Diretoria aborda temas sobre os problemas que os fogos de artifício acarretam aos animais.
A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Bem-Estar Animal realizou neste mês ações alusivas ao Dezembro Verde, visando a conscientização sobre o abandono de animais durante o final de ano. Dentre os temas abordados tratou-se também a queima de fogos durante as comemorações de Natal e Ano Novo.
Apesar de ser uma celebração muito natural para os moradores, a queima de fogos pode fazer com que muitos animais fujam de seus lares e acabem sendo encontrados amedrontados e perdidos.
“Além do objetivo principal da campanha, que é a luta contra o abandono, outros tópicos também são ressaltados, como as consequências da queima de fogos exacerbada pela população, que acarreta na fuga dos animais de estimação”, explica a diretora da diretora de Bem-Estar Animal, Keila Lopes.
Não são apenas os animais que sofrem com os ruídos, pessoas com hipersensibilidade auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idosos também são afetadas.
“A audição de cães e gatos é muito mais apurada do que a do ser humano, e o barulho alto dos fogos de artifício lhes causam grande incômodo. Além disso, os animais não têm compreensão do que é e de onde vem o barulho, e por isso ficam num estado de permanente insegurança.”, conforme explica o médico veterinário Carlos Santi.
Como acalmar os pets?
Santi recomenda que “os animais sejam mantidos em ambientes menos permissivos ao barulho, com portas e janelas fechadas, e distraídos durante o período de foguetório, com brincadeiras e carícias que possam desviar sua atenção momentânea”.
“Em casos extremos de estresse intenso ou mudança acentuada no comportamento, pode ser necessário o uso de medicamentos – para isso, é necessário procurar um médico veterinário”, complementa.
Existem leis que proíbam os fogos de artifício?
Uma das primeiras legislações a tratar do assunto foi o Decreto-Lei n° 4.238, de 1942, que trata sobre a fabricação e comercialização de artigos de pirotecnia e determina que as fábricas desses artigos devam estar em áreas afastadas de qualquer lugar habitado.
Em Foz do Iguaçu, a Lei nº 4.915/2020 dispõe sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuem estampido no âmbito do Município, que entrará em vigor em abril de 2022.
Atualmente, na Câmara de Vereadores do Município de Foz do Iguaçu, tramita o Projeto de Lei n° 165/2021, que proíbe fogos de artifício e artefatos pirotécnicos.