Trabalho da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Sesi/Senai recebeu o reconhecimento do prêmio Gestor Público Paraná 2021 nesta segunda-feira (29)

Foz do Iguaçu recebeu nesta segunda-feira (29) o prêmio Gestor Público Paraná 2021 em reconhecimento aos cursos de qualificação profissional promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Somente neste ano, foram formadas mais de 30 turmas de diferentes cursos, em uma parceria com o Sesi/Senai.

O prêmio Gestor Público Paraná 2021, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, foi recebido pelo secretário de Assistência Social, Elias de Souza Oliveira, que representou o prefeito Chico Brasileiro na cerimônia, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

O tema da premiação este ano foi “Assistência Social: Amparar e capacitar para crescer”. Ao todo, 170 projetos de 75 municípios inscreveram-se para concorrer. Foram contempladas 45 de 34 cidades.

“A assistência social foi escolhida tamanha a importância dessa área, que desenvolveu um trabalho muito importante de proteção às famílias durante a pandemia. Um trabalho pensado além de amparar os que passaram por necessidades, mas também em manter o preparo para o pós pandemia”, afirmou o secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias de Souza Oliveira.

“Muitas das pessoas que ficaram em situação de vulnerabilidade vão precisar retornar para o mercado de trabalho, e a qualificação se torna essencial neste contexto”, ressalta Elias. Ele explica que a prioridade de atendimento são as pessoas em situação de extrema pobreza e pobreza, seguido por aqueles que possuem o Cadastro Único, mulheres vítimas de violência, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e outros públicos vulneráveis.

“Os públicos vulneráveis têm prioridade, para que essas pessoas tenham condições de, na busca por um lugar no mercado de trabalho – seja formal ou informal -, estar melhor preparadas e com uma certificação de qualidade através da parceria entre a prefeitura e o Sesi/Senai”, diz o secretário de Assistência Social.

Entre os cursos ofertados este ano pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, estão o de Assistente Administrativo, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Corte e Costura, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, e Técnicas e Fabricação de Pizza, entre outros.

“O Prêmio Gestor Público Paraná é um reconhecimento da importância deste trabalho para a cidade, um trabalho feito por muitas mãos, a partir da aposta do prefeito Chico Brasileiro de qualificar para o mercado de trabalho, que tem sido muito assertiva”, reforça Elias.