Boa parte dos dez pontos da programação será montada nesta semana

O Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu, organizado pela Prefeitura Municipal com apoio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e outros parceiros, começa a ganhar forma na Praça da Paz, na região central da cidade. A programação prevê, durante esta semana, o início da montagem de boa parte dos demais nove pontos, num total de dez.

O Vale da Borboletas vai transformar coração de Foz do Iguaçu num cartão-postal para fotos e selfies. É só o começo da magia da festa natalina que vai deixar o Destino Iguaçu ainda mais encantador, afirmam os organizadores do espetáculo natalino. Que completam: “Vem pra Foz, venha sonhar conosco!”.

A intenção, de acordo com o prefeito Chico Brasileiro, é tornar o Natal de Águas e Luzes um evento perene. “Foz do Iguaçu já é conhecida como destino internacional pelas belezas naturais e pela grande obra da engenharia humana, e tem tudo para se fixar também como roteiro preferido de Natal de muitos turistas”, afirmou.

Para isso, ressalta Chico Brasileiro, será necessário o comprometimento de todos, das entidades públicas e privadas, e de toda a sociedade. “Se esse esforço acontecer, de fato, teremos um combo perfeito: um Natal monumental à altura dos nossos moradores e visitantes”, completou.

Expectativa

A população toda de Foz do Iguaçu aguarda um momento de encantamento após quase dois anos de pandemia da covid-19, afirma o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira. “E ela merece essa alegria”, disse ele, ao lembrar que o turismo foi um dos setores mais prejudicados neste período.

Desde março do ano passado, a Itaipu tem contribuído em várias frentes em Foz do Iguaçu e região. Só no combate à pandemia foram mais de R$ 85 milhões. Nas obras estruturantes, como a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná e melhorias no Aeroporto Internacional de Foz, os aportes somam mais de R$ 2,5 bilhões, com geração de empregos para mais de 2,5 mil pessoas.

Novidade na região

A movimentação na Praça da Paz, na Avenida JK, começou há mais de uma semana. A montagem do Natal de Águas e Luzes chama a atenção de quem passa pela região. O evento pretende transformar a fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina em destino internacional também da maior festa religiosa do planeta.

Uma das grandes novidades deste ano será a iluminação cênica inédita da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. A lista da programação cultural e artística inclui shows com o cantor Daniel e padre Reginaldo Manzotti, balonismo, autos natalinos, desfile de Natal (parada) e apresentação da Banda Sinfônica do Exército, entre outros. Todas as atrações serão gratuitas.

O conceito da programação deste ano, de Águas e Luzes, é uma alusão às Cataratas do Iguaçu, maior atração turística de Foz do Iguaçu, aos rios que banham a região e à própria usina de Itaipu, líder mundial em geração de energia limpa e renovável do planeta.

Atividades

Ao todo, serão 35 dias de programação, que vai de 1º de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022. A Praça da Paz será conhecida como a Praça das Águas e o Vale das Borboletas. Já a Avenida Schimmelpfeng será o ponto do Caminho das Águas (a via leva à Avenida das Cataratas, que liga ao Parque Nacional do Iguaçu, e une aquele atrativo à usina de Itaipu, pela Avenida JK).

A Avenida Brasil será o ponto dos Presentes de Luz e a Matriz São João Batista o ponto do Milagre da Luz, referência ao nascimento do menino Jesus e à estrela que guiou os reis magos. O Colégio Mitre será o ponto Um sonho de Natal. Já o Gramadão se transformará na Vila de Natal e Floresta Encantada.

A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe segue a mesma linha da matriz, com o ponto Milagre de Natal. Os trevos da Avenida Costa e Silva e do Aeroporto darão boas-vindas aos visitantes com os pontos Magia de Natal, que se repete para os moradores no Terminal de Transporte Urbano.

Programação

De 1º de dezembro a 5 de janeiro, o Gramadão da Vila A e a Praça da Paz vão receber grandes espetáculos musicais. O mais esperado é o do cantor Daniel, astro da música pop sertaneja, no dia 19 de dezembro. No dia 22, um dos padres mais queridos do Brasil comanda a festa no Gramadão.

Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Cia Sorriso com Arte fará o espetáculo “Um encanto de Natal”; nos dias 4 e 5, a Banda Sinfônica do Exército se apresenta no Gramadão. O espetáculo de encerramento, no dia 23, será com a Cia Arte & Manhas.

A partir do dia 3 e até o dia 22 de dezembro, a população poderá acompanhar o show diário de acendimento das luzes de Natal, chamado “Encantamento”, como um anúncio do Magia do Natal, no Gramadão e na Praça da Paz.

Grupos locais e regionais de cultura popular, dança, bandas e corais também se apresentarão nos dois palcos principais, mas a festa se espalhará pela cidade. “Teremos apresentações nos bairros e também na carreta-palco que vai circular pelos bairros”, explica o diretor da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues.

Mais informações sobre as atrações do Natal de Águas e Luzes 2021 no site http://www.natalaguaseluzes.com.br.



(Com informações da Itaipu Binacional)