Queda no número de casos e óbitos pela doença reflete o avanço da vacinação


O mês de outubro fechou com os menores indicadores do coronavírus (covid-19) em Foz do Iguaçu, desde o primeiro pico da doença, na metade do ano passado. De acordo com os boletins diários da Vigilância Epidemiológica, foram contabilizados 823 novos registros e 18 óbitos por complicações da covid-19 no mês.

A queda nos indicadores (novos casos e óbitos) reflete o avanço na vacinação da população em geral de Foz do Iguaçu, afirma o prefeito Chico Brasileiro. “Precisamos continuar nos vacinando, sem esquecer dos cuidados básicos de manter distanciamento social, usar a máscara facial, álcool em gel e sempre lavar as mãos com água e sabão”, ressaltou.

Em outubro, o número de pessoas que completou o ciclo de imunização (duas doses ou dose única) saltou de 119,6 mil para 176,7 mil – mais de 68,4% de toda população iguaçuense. Desde o início da campanha de imunização, em janeiro deste ano, a cidade recebeu 427.839 doses, até o final da última semana. Deste total, 401.875 vacinas já foram aplicadas.

Casos e óbitos

Em média, no último mês, o município contabilizou 26,55 novos casos por dia, totalizando 823 no período. No comparativo com setembro, quando foram 1.127 casos (37,57 por dia), a incidência de novas contaminações caiu 27%. Os registros do último período são semelhantes com de junho do ano passado (768 casos – 25,6 por dia).

No total, Foz do Iguaçu contabilizou desde o início da pandemia em março do ano passado, até o domingo (31 de outubro), 45.110 moradores infectados pela doença. Destes, 43.884 já estão recuperados, sem sintomas, o que corresponde a uma média superior a 97,2%.

De acordo com os boletins da Vigilância Epidemiológica, o município registrou 1.153 óbitos desde o início da pandemia, tendo como critério sempre a data da confirmação. Em outubro, foram contabilizadas 18 mortes por complicações da doença – média de 0,58 por dia.

O índice revela uma queda de 5,2% no comparativo ao mês de setembro, quando foram registrados 19 óbitos – média de 0,63 por dia. Os registros do último mês são menores que a incidência de óbitos em julho do ano passado – 19  e uma média 0,61 por dia.

“Os dados não deixam dúvida quanto à eficiência da vacinação. Na última semana, completamos 88,68% da população adulta vacinada com as duas doses e 63% dos adolescentes já tomaram a primeira dose”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

“As doses de reforço para idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde também vem sendo aplicadas conforme a disponibilidade das vacinas. Isso nos dará ainda mais segurança para voltarmos à vida normal”, complementa Rosa.

Novo ciclo

Nesta segunda-feira (1º de novembro), a Vigilância Epidemiológica confirmou 11 novos casos de covid-19, totalizando 45.126 reistros da doença no município. Destes, 43.884 pessoas já estão recuperadas.

Dos 16 novos casos, oito são mulheres e oito homens com idades entre sete dias e 64 anos. Entre eles, 15 estão em isolamento domiciliar e 01 internado. Do total de casos ativos, 60 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 29 estão internadas.

Foz do Iguaçu registrou, no novo período mensal, o primeiro óbito em consequência da covid-19. A vítima é um homem de 59 anos. No total, são 1.153 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.

Prevenção

O avanço na vacinação tem refletido ainda em queda nos internamentos na rede de atenção aos pacientes com covid-19. No Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos 70 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para os infectados, 24 estavam em utilização (34% do total).

No Hospital Ministro Costa Cavalcanti, das 20 camas especiais, cinco estavam em utilização (25% do total). Na somatória das duas unidades de saúde, dos 90 leitos disponíveis, 29 estavam em utilização, ou 32% do total.

Dos 77 leitos de Enfermaria (67 no Hospital Municipal e 10 no Costa Cavalcanti), 10 estavam em utilização até o início da tarde de hoje – 13% do total. Dos 36 pacientes internados em Foz do Iguaçu, 11 são de Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e outras localidades. A rede tem ainda três pacientes internados na Pediatria, todos de Foz do Iguaçu.