Frente fria se aproxima e faz chuvas terem data para voltar ao Paraná; veja previsão do tempo

Após dias de tempo firme, a previsão do tempo indica que o Paraná se prepara para a chegada de uma nova frente fria, que promete alterar o cenário meteorológico e trazer chuvas generalizadas para várias regiões do estado durante o feriadão.

Quinta-feira de tempo firme e seco

O estado terá uma quinta-feira (3) predominantemente ensolarada e estável. A influência de uma massa de ar seco e de uma área de alta pressão garante a ausência de precipitações ao longo de todo o dia, enquanto a nova frente fria avança lentamente pelo extremo sul da Região Sul.

À tarde, o calor ganha força, especialmente nas regiões oeste, noroeste e norte paranaense. Contudo, moradores de áreas do interior e do leste devem redobrar a atenção, pois há emissão de alerta para baixa umidade do ar no período vespertino.

A virada do tempo na sexta-feira

O cenário começa a mudar na sexta-feira (4), quando o sistema frontal atinge o território paranaense. A nebulosidade aumenta consideravelmente e as primeiras pancadas de chuva retornam, afetando principalmente a metade sul, a Região Metropolitana de Curitiba e os setores leste e central.

Apesar da chegada da instabilidade, as temperaturas ainda se elevam de forma expressiva antes do avanço do ar frio, com marcas elevadas previstas principalmente para as regiões norte e noroeste.

Sábado com chuvas fortes e volumes elevados

No sábado (5), a instabilidade se intensifica de maneira expressiva em todo o estado. A combinação da frente fria com o transporte constante de umidade favorece a ocorrência de chuvas abrangentes e com volumes elevados, com destaque para o centro-sul, Campos Gerais e faixa leste. Com o avanço das nuvens carregadas e da chuva, as temperaturas máximas entram em declínio acentuado.

O domingo (6) marcará o enfraquecimento gradual das precipitações no território paranaense, conforme o sistema frontal se desloca para outras regiões do país. Contudo, a circulação de ventos frios e a persistência de umidade residual ainda deixam o tempo instável em alguns pontos, abrindo caminho para uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas e potencial formação de geada nos dias seguintes.

Por Redação Acontece

Jonathan Campos/AEN

By