O Poder Legislativo congratulou José Caetano Ferreira Neto com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, na manhã desta sexta-feira (14). A honraria foi proposta pelo vereador Adriano Rorato (PL) em reconhecimento a sua carreira com décadas dedicadas ao serviço público e à vida comunitária, especialmente como Promotor de Justiça. A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Debrito (PL) e conduzida pelo 2° vice-presidente, parlamentar Beni Rodrigues (PP).
A vereadora Marcia Bachixte (MDB), 1ª secretária da Casa de Leis, realizou a leitura do pergaminho da homenagem. A solenidade contou com a apresentação do Coral Cisne Branco. Também estiveram presentes no evento os parlamentares: Balbinot (PSDB) e Anice Gazzaoui (PP).
O proponente da honraria, vereador Adriano Rorato (PL), falou na tribuna que o homenageado sempre foi um homem de bom relacionamento, de bom diálogo e que deixa o ambiente prazeroso e que o título é um sinal de reconhecimento das amizades que construiu e pela contribuição concreta para o progresso de Foz, o que o torna merecedor desse reconhecimento público.
Hélio Airton Lewin, cidadão honorário de Foz do do Iguaçu e representando a Associação Paranaense do Ministério Público, comentou sobre a importância da cerimônia: “Tudo o mais que se possa dizer do homenageado não expressa a grandeza da sua própria história de vida, seu currículo e sua vida pessoal, profissional e familiar do Doutor José Caetano Ferreira Neto. Ele é alguém cuja história de vida se confunde com a própria história de Foz do Iguaçu na sua era mais moderna. Como promotor e promotor substituto, aqui permaneceu prestando o brilho da sua inteligência e capacidade para o desenvolvimento da cidade”.
O juiz Edson Alves, representante do Fórum da Comarca de Foz, falou sobre o exemplo do homenageado: “Ao escutar o seu currículo lido aqui, eu fico pensando a grandeza de uma pessoa nos dias de hoje pelo exemplo de cidadania. A gente vive em um mundo muito conturbado, onde parece que as pessoas estão ausentes do seu próprio eu e do seu exercício de cidadania. Quando a gente vê um homem que lutou pelos seus ideais, que cresceu, fomentou a sua educação e continuou trabalhando pelo povo. Temos que seguir isso como exemplo de vida, que não devemos ficar parados, que devemos sempre buscar o progresso, não só por nós, mas pelos outros. Por isso vejo que o senhor é exemplo”.
Rafael Arguello, Procurador Geral do Município e representante do Prefeito na solenidade, disse: “A leitura da sua história mostra que estamos diante de quem dedicou toda a vida ao serviço público. Mais de cinco décadas de atuação séria, responsável e voltada ao interesse coletivo, algo que inspira respeito e admiração. Esse título celebra uma vida inteira de trabalho e exalta um cidadão cuja trajetória de honra ao serviço público engrandece a nossa cidade. Pessoas como o senhor, mostram que o verdadeiro legado não está no cargo que ocupamos mas no impacto que deixamos na vida da comunidade à qual servimos”.
Em seu pronunciamento, o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu declarou: “Foz do Iguaçu, esta pujante cidade onde fixamos morada, construímos e multiplicamos amizades. Aqui coube-nos a missão de servir a essa gente, que nos acolheu com carinho e recíproca satisfação. Aqui exerci o papel de servidor público, como Promotor de Justiça, sempre com o apoio da população e da municipalidade. Por esse encontro e essa honraria, me sinto emocionado e sem palavras para agradecer. Meus sinceros agradecimentos por ter sido digno desse título que tanto me honra, o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu”.

