Caso é de um homem de 55 anos que ingeriu bebida alcoólica, foi atendido na UPA João Samek, mas não resistiu
A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu recebeu a confirmação de que o óbito de um homem de 55 anos, na última segunda-feira (14), foi em decorrência da intoxicação por metanol. Ele teria ingerido o produto em sua residência.
Apesar de ter sido atendido na UPA João Samek, o paciente não resistiu. O Município acionou o protocolo de investigação indicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em conjunto com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e recebeu a confirmação nesta segunda-feira (20).
O procedimento adotado pela secretaria de saúde foi a visita em domicílio do paciente, identificando a bebida ingerida. A Vigilância Sanitária, juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária, inspecionaram o local da venda e interditaram o lote do produto, encaminhando para análise.
Outro caso de óbito está sendo investigado, desta vez de um homem de 47 anos encontrado morto em sua residência.
O antídoto, em novas suspeitas, já foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde.
A Prefeitura reforça o pedido para que a população evite o consumo de bebidas sem procedência, especialmente aquelas vendidas a granel, sem rótulo, sem registro de fabricação ou com preços muito abaixo do valor de mercado e vem intensificando as inspeções em comércios através de seus órgãos fiscalizadores.
A Administração Municipal também solicita que os moradores colaborem, denunciando pontos suspeitos de venda de bebidas irregulares. As denúncias podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária Municipal, PROCON ou pelos canais oficiais da Prefeitura.
Secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello