De bebês a idosos, a equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Reabilitação recebe elogios dos pacientes e familiares pelo acolhimento
Pelos corredores, consultórios e espaços de tratamento do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Foz do Iguaçu transitam homens, mulheres, crianças e bebês que chegaram com experiências desafiadoras e, ali, encontram profissionais e, principalmente, seres humanos, que ajudam a transformá-las em histórias de superação, com apoio técnico, acolhimento e muito carinho.
A pequena Aitana, de apenas 1 ano e cinco meses, precisou fazer traqueostomia aos 3 meses de idade, após pegar uma pneumonia. No CER IV, ela é acompanhada pela fonoaudióloga Bruna Rocha, que está fazendo toda a preparação para a retirada do aparelho, que está próxima. A mãe, Crisvanessa, está agradecida com o cuidado que a filha recebe. “Eu me sinto acolhida com a fono, porque ela faz um bom tratamento para a minha neném”, contou, enquanto Aitana agitava os brinquedos colocados em seu colo por Bruna.
Com atraso no desenvolvimento motor, Ana Luisa, de 1 ano e 6 meses, foi encaminhada para o tratamento no CER IV, onde é atendida por fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. Apesar do choro quando deixa o colo da mãe, a estudante Fernanda Bueno Santana, ela conta que percebeu grandes avanços no desenvolvimento da bebê. “Fomos bem recebidas desde o princípio. O atendimento é incrível e os profissionais são muito capacitados, e a Ana vem melhorando cada dia mais”, disse Fernanda.
Além do trabalho que é realizado no CER IV, a mãe recebe “tarefas de casa”. “E ela manda vídeo, manda foto, faz todas as atividades que nós propomos, o que contribui muito para a evolução da Ana”, comentou a fisioterapeuta Joselici Silva.
Cuidado para todas as idades
Mas não são só os pequenos que estão tendo evoluções no CER IV. Recém-operada devido a um desgaste no quadril, a cozinheira Maria das Graças Quintana Cordeiro está fazendo fisioterapia no centro. Ela estava com muito medo da cirurgia e do pós-operatório, e afirmou que o cuidado que recebeu fez toda a diferença em sua recuperação.
”Me trouxe segurança, força para respirar fundo e enfrentar com mais coragem”, contou Maria das Graças. Orgulhosa, a paciente relatou que já conseguiu abandonar o andador e ainda recebeu os parabéns do fisioterapeuta Nabil El Hajjar. “Meu doutor é maravilhoso, muito atencioso, está sempre fazendo junto e ajudando”.
Após sofrer um acidente de moto em julho do ano passado, o pedreiro Lourival dos Santos teve a perna esquerda amputada. Há cinco meses, ele reaprende a andar no CER IV, acompanhado pelo olhar atento do fisioterapeuta Nabil. “Pra mim está sendo ótimo, são muito atenciosos e atendem muito bem”, expressou Lourival.
Time multiprofissional
Atualmente, são acompanhados 3.389 pacientes no CER IV de Foz, que possui uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em otorrinolaringologia, ortopedia, neurologia, clínica geral, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria infantil, serviço social, entre outras.
Esse time de profissionais atua nas reabilitações intelectual, auditiva, física e visual. “Temos uma série de serviços com o objetivo da habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência. Fazemos o melhor que conseguimos, com toda técnica, carinho e dedicação, sempre pensando na saúde e no bem-estar dos usuários”, afirmou a supervisora técnica do CER IV, Caroline Ribeiro.
O encaminhamento dos pacientes ao CER IV é feito a partir do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ou em outras estruturas da rede municipal de saúde.


