Foz do Iguaçu tem um calendário de feiras que acontecem em alguns bairros. A principal e mais conhecida é a feirinha da JK, que é realizada aos domingos. Também acontecem as feiras do Parque Remador (Porto Meira), da Vila Yolanda, Praça da Bíblia. As feiras são espaços importantes para cerca de 300 trabalhadores da gastronomia, cultura, artesanato.
No entanto, mesmo já tendo história e grande relevância na cidade, as feiras têm apresentado carências estruturais importantes. Diante disso, os feirantes se reuniram com os parlamentares no intuito de apresentar uma pauta de reivindicações que envolvem segurança pública, falta de banheiros, ausência de pontos de luz e água.
“Fiquei chocado quando ouvi no início os feirantes agradecendo por estarem sendo ouvidos. Precisamos ouvi-los e entregar soluções”, destacou o vereador Ranieri Marchioro.
“A feira tem múltiplas ações e objetivos. Precisamos transformá-la mesmo em patrimônio do nosso município”, pontuou o vereador Bosco Foz.
Integrante da Comissão de Feirantes, José Pedro Nascimento, disse: “é um grito de socorro já que fazemos parte da feira e ela não tem tido nos últimos governos a atenção que merece”.
O vereador Sidnei Prestes sugeriu que os feirantes se estruturem melhor em associação, a fim de que a Câmara possa ajudar com emendas impositivas e declaração de utilidade pública.
As demandas apresentadas serão levadas ao Poder Executivo, no intuito de buscar soluções.