Data foi incluída no calendário oficial do município com uma lei do vereador Adnan El Sayed
O acolhimento temporário de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é objeto da semana de conscientização sobre o assunto. Em Foz do Iguaçu há uma lei que incluiu a semana no Calendário Oficial do Município. É a Lei Municipal 5.171/2022, de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD), que estabeleceu a terceira semana de outubro, em consonância com a semana estadual.
A coordenadora técnica da Associação Fraternidade Aliança (AFA), Euni Rodrigues da Silva, explicou: “Essa é a Semana Municipal e Estadual sobre o Acolhimento Familiar de Conscientização. É o momento que a gente divulga o serviço porque muita gente não sabe que existe isso em Foz do Iguaçu. São famílias que acolhem crianças e adolescentes com medidas de proteção. A família é voluntária, mas ela passa por processo de seleção e capacitação. No momento ela recebe um auxílio (subsídio) por criança que ela está acolhendo”. A Coordenadora Técnica explica ainda que a família não pode ter intenção de adotar porque a criança vai ficar acolhida por um período temporário.
De acordo com a dados da AFA, o Programa Família Acolhedora é realizado pela Associação Fraternidade Aliança em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu. Os atendimentos tiveram início em 2013 e, desde então já foram acolhidas mais de 200 crianças e adolescentes. No momento, aproximadamente 100 crianças em acolhimento no município, cerca de 30 estão em famílias acolhedoras
O autor da lei que incluiu a data no calendário do município, vereador Adnan El Sayed (PSD), pontuou: “Quando a gente percebeu que o programa de família acolhedora da AFA nós decidimos colocar no calendário oficial do município para chamar atenção das pessoas para esse lindo programa. São mais de 200 crianças que já foram contempladas. É uma forma de apoio para que mais famílias sejam acolhedoras e participem desse projeto”.
Como se tornar família acolhedora?
Para se tornar família acolhedora é preciso ter 25 anos ou mais e residir em Foz do Iguaçu. Além disso, é fundamental ter disponibilidade para participar dos processos de seleção, capacitação e acompanhamento, garantindo um acolhimento adequado. As famílias que tiverem interesse, é possível entrar em contato através das redes sociais da Família Acolhedora Foz ou pelo WhatsApp da entidade: (45) 99829-0050.