O primeiro grupo a ser contemplado são as famílias unipessoais; atendimentos iniciam na região Sul da cidade
A Secretaria Municipal de Assistência Social inicia nesta semana um mutirão para atualização das pessoas que integram o Cadastro Único (CadÚnico), base de dados do governo federal que identifica as famílias de maior vulnerabilidade, utilizada, por exemplo, para a distribuição dos benefícios sociais.
Na primeira fase de atualização, serão verificadas as 9.824 famílias de Foz do Iguaçu cadastradas como unipessoais, ou seja, que possuem apenas um integrante. Os atendimentos iniciam nesta terça-feira (02), na sede da Associação Fraternidade Aliança (AFA).
Conforme explica o secretário de Assistência Social, Elias de Sousa Oliveira, as famílias estão sendo avisadas do agendamento pelo whatsapp. “Aqueles que porventura trocaram o número de telefone devem buscar os CRAS para saber a data de seu agendamento”.
Ainda segundo Elias, o mutirão é uma iniciativa do Procad-SUAS (Programa de Fortalecimento Emergencial do Cadastro Único) do Governo Federal. “Esses mutirões acontecerão semanalmente, em todas as regiões da cidade, começando pela região Sul. E aos sábados o CRAS da região estará aberto para que as equipes façam a busca ativa e visitas familiares, nas situações em que for necessário”.
“Esse processo é extremamente importante para garantir que aqueles que necessitam dos benefícios tenham direito e aqueles casos em que tenha ocorrido algum erro de informação sejam adequados à composição familiar correta ou aguardem no campo de vulnerabilidade sua vez de serem atendidos”, ressaltou.
Confira as datas dos mutirões por região:
Região Sul
02 a 05 de maio
Local: Associação Fraternidade e Aliança (AFA) – Rua Apolinário de Souza, 429.
Região Norte
08 a 12 maio
Local: Conselho Comunitário da Vila C – Rua Vila Velha, 50.
Região Nordeste
15 a 19 de maio
Local: Projeto Aprendendo a Viver Avenida João Ricieri Maran, 100.
Região Oeste
22 a 26 de maio
Local: Núcleo Criança de Valor – Rua Guimarães Rosa, 528.