Encontro dos líderes de diversos setores tem programação nesta quinta e sexta-feira (04), no Hotel Mabu, para debater ações por um futuro com zero emissões de carbono
O prefeito Chico Brasileiro participou da abertura do evento Zero Summit, em Foz do Iguaçu, na manhã desta quinta-feira (03). “É com muita alegria que Foz sedia este evento, porque buscamos inspiração. Sabemos que nosso futuro enquanto destino não está vinculado apenas ao turismo, mas também à inovação, à tecnologia e à sustentabilidade”, afirmou.
O encontro de líderes de diversos setores, em prol da discussão de ações por um futuro com zero emissões de carbono, acontece no Hotel Mabu Thermas Grand Resort e segue até sexta-feira (04).
Foz do Iguaçu, segundo o prefeito, já tem um grande destaque em âmbito mundial na área de sustentabilidade, considerando que abriga o Parque Nacional do Iguaçu, uma unidade de conservação de 185 mil hectares onde moram importantes espécies da biodiversidade brasileira; e também a Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável.
“Procuramos em Foz do Iguaçu parceria com instituições como o PTI e a Itaipu Binacional, em projetos inovadores voltados à sustentabilidade, como os na área de cidades inteligentes, e também trabalhamos para que nossas crianças, desde pequenas, já entendam a importância das boas práticas ambientais”, ressaltou Brasileiro. “Esse contato com grandes lideranças e com grandes cases do setor, através do Zero Summit, será muito importante para engrandecer nossas ações na área”, complementou.
O automobilista Lucas Di Grassi, um dos fundadores do Zero Summit e embaixador da ONU para o Meio Ambiente, explicou que a missão do encontro é alcançar melhores resultados, mais sustentáveis, através da inovação e da informação em relação ao tema carbono zero. Para isso, segundo ele, o evento promove o encontro de líderes dos setores privados e públicos para que compartilhem e acreditem nas propostas apresentadas.
“Líderes brasileiros e mundiais participam do projeto. Nosso objetivo é entender as oportunidades em que as diferentes áreas – indústria, comércio, cadeia de produção – estão se adaptando para diminuir a poluição e aumentar a sustentabilidade. É algo que pode acontecer em diferentes setores. Por isso, a importância desse encontro, para apresentar ideias e ouvir novas propostas”, disse Di Grassi.
Na abertura do evento, o prefeito Chico Brasileirou entregou a Lucas Di Grassi o título de hóspede oficial do município.
Rogério Teixeira de Mello, gerente de carbono da UPL no Brasil, fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, reforçou a importância do debate, principalmente relacionado às mudanças climáticas. “Este é um grande problema estratégico mundial e debater com um público qualificado como este é muito importante para o mundo. É preciso elevar a qualidade do debate sobre a descarbonização da economia no Brasil, e é propósito deste evento”, pontuou.
Para o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), general Eduardo Garrido, o evento vem ao encontro da missão da instituição. “É um evento em que se busca um futuro sem carbono, e o PTI tem investido muito em energias limpas e renováveis. Temos projetos focados no hidrogênio verde e já desenvolvemos o primeiro bairro inteligente, em Foz do Iguaçu. São projetos que ajudam a transformar Foz em uma cidade com melhor qualidade de vida, beneficiando principalmente os moradores”, considerou.
Programação
A programação do Zero Summit pode ser conferida no site: https://www.zerosummit.com/. As inscrições são limitadas e gratuitas e poderão ser feitas no mesmo endereço.
Os painéis terão temas variados em discussão, como mobilidade, economia circular, energias renováveis, agronegócio, entre outras abordagens marcantes para a sustentabilidade mundial.
Fotos: Divulgação AMN