O Núcleo Regional de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado deflagrou a Operação Sentinela nesta quarta-feira, 14, mirando 15 investigados suspeitos de integrar o Primeiro Comando da Capital.
Detalhes das ordens judiciais
A ofensiva tem a missão de cumprir 15 mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Foz do Iguaçu, localizada na região Oeste do Paraná, e no município paulista de Cotia. Das pessoas na mira da Justiça, sete já estavam recolhidas no sistema prisional, cinco foram capturadas no decorrer da diligência e três continuam foragidas. Durante o cumprimento das ordens, os agentes recolheram aparelhos celulares, dois drones, papéis e diversos itens relevantes para o prosseguimento das apurações.
As determinações de prisão preventiva foram emitidas pela 3.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná após recurso apresentado pelo Ministério Público. Em contrapartida, as autorizações para busca e apreensão saíram do Juízo da 1.ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu.
Apoio tático e origem da investigação
O trabalho policial contou com a colaboração de diferentes núcleos do GAECO paranaense e paulista, além do reforço do Batalhão de Polícia de Choque, da ROCAM do 14.º Batalhão de Polícia Militar e de agentes do Departamento de Polícia Penal do Paraná.
O inquérito teve início em maio deste ano sob sigilo e serve como um desdobramento da Operação Panóptico, realizada em 15 de junho de 2026. Naquela ocasião, todos os dez núcleos do GAECO do Ministério Público do Paraná atuaram para cumprir centenas de ordens judiciais em quatro estados brasileiros.
Como resultado da fase anterior, 333 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público, grupo que inclui os 15 alvos recentes da Operação Sentinela. Os suspeitos respondem criminalmente perante a 1.ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu.
O órgão ministerial destaca que os investigados são suspeitos de favorecimento ao domínio social estruturado, conforme a legislação vigente para organizações criminosas ultraviolentas.
Populares que desejarem colaborar com as autoridades podem repassar informações e denúncias diretamente ao GAECO de Foz do Iguaçu através do telefone (45) 3308-1344 ou por meio do endereço eletrônico gaeco.foz@mppr.mp.br.
Por Redação Acontece
Foto: Divulgação/GAECO
