Os trabalhadores brasileiros devem receber a segunda parcela do décimo terceiro salário em dezembro de 2026, mas precisam ficar atentos, pois o montante líquido costuma vir inferior ao da primeira etapa.
Como funcionam os descontos do décimo terceiro
A redução no valor ocorre devido aos encargos obrigatórios incidentes sobre o montante, que incluem a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também o Imposto de Renda, dependendo da faixa salarial de cada colaborador.
Cálculo e regras do benefício anual
O cálculo do abono considera o salário integral e os meses efetivamente trabalhados ao longo do ano. Quem completou os 12 meses na empresa tem direito ao valor bruto equivalente a uma remuneração mensal integral.
Enquanto a primeira etapa do abono corresponde a 50% do total sem nenhum tipo de retenção, a quantia final traz a dedução dos tributos legais aplicados sobre o total acumulado.
Datas e prazos de pagamento em 2026
O prazo limite estipulado por lei para a quitação da segunda parcela é o dia 20 de dezembro. Como a data cairá em um domingo no ano de 2026, a recomendação aos empregadores é realizar a antecipação do depósito para a sexta-feira anterior, dia 18 de dezembro.
Por sua vez, a primeira parcela do benefício trabalhista precisa ser quitada impreterivelmente até o dia 30 de novembro. O detalhamento completo com todas as rubricas e deduções pode ser verificado diretamente no contracheque emitido pela empresa.
Por Redação Acontece
Imagem: Divulgação
