Um alerta vermelho de grande perigo para tempestades foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), abrangendo 529 municípios distribuídos entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Quando começa o alerta máximo no Sul
A advertência meteorológica entra em vigor a partir de 0h01 da próxima sexta-feira (9), com validade estendida até o encerramento do mesmo dia. A região oeste paranaense está entre as áreas incluídas no aviso de nível vermelho, que representa o grau mais elevado na escala de severidade do órgão.
Riscos e impactos previstos
De acordo com as projeções do instituto, os locais afetados podem registrar acumulados de precipitação superiores a 60 milímetros em apenas uma hora, ou ultrapassar a marca de 100 milímetros no acumulado do dia. Além disso, há previsão de rajadas de vento com velocidades superiores a 100 km/h e ocorrência de queda de granizo.
Fatores meteorológicos e orientações
O cenário de instabilidade severa é motivado pela atuação conjunta de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina, o deslocamento de uma frente fria oceânica e o fluxo de ar quente e úmido vindo da Amazônia. Diante do elevado risco de destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e falta de energia, autoridades recomendam desligar aparelhos da tomada e buscar abrigo seguro, acionando a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de emergência.
Por Redação Acontece
ANGéLICA ALVES/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
