A candidata ao Senado pelo Paraná, Cristina Graeml (PSD), afirmou durante sabatina na TV que pretende lutar pelo fim do Fundo Eleitoral caso seja eleita nas próximas eleições.
Posicionamento sobre o uso de recursos públicos
Questionada sobre os R$ 3,5 milhões que recebeu do fundo para financiar sua campanha atual — apesar de ter se declarado contra o recurso em 2024 —, a política argumentou que precisa seguir as regras vigentes para viabilizar viagens pelo interior do estado. Segundo ela, a intenção é utilizar o pleito atual para chegar ao cargo e propor alterações na legislação.
Mudanças partidárias e alianças políticas
Durante a entrevista, a candidata também esclareceu suas quatro trocas de legendas em pouco mais de um ano, passando por PMB, Podemos, União Brasil e PSD. Ela garantiu que seus princípios permanecem inalterados e que as movimentações ocorreram por exigências do cenário político e partidário.
Sobre as críticas anteriores feitas ao PSD durante a disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2024, quando enfrentou o grupo apoiado pelo governador Ratinho Junior, Graeml justificou que o contexto mudou e que atualmente integra a base de apoio do governo estadual.
Debate sobre jornada de trabalho e STF
A postulante ao cargo de senadora comentou a proposta da escala 6×1, avaliando que o debate precisa priorizar a redução de impostos sobre a folha salarial antes de ampliar os dias de descanso, para evitar impactos negativos sobre os micro e pequenos empresários do estado.
No que tange ao Poder Judiciário, a candidata declarou apoio ao impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela apontou falhas na fiscalização do Senado e classificou o atual momento político como um cenário de exceção com episódios de censura.
Questões climáticas e pautas sociais
Ao abordar os eventos climáticos extremos que atingem municípios paranaenses, como tempestades e tornados, a representante do PSD defendeu investimentos em tecnologia de alerta, órgãos públicos fortalecidos e habitações mais seguras.
Por fim, a candidata destacou pautas voltadas às mulheres, enfatizando a necessidade de ampliação na oferta de creches para auxiliar mães trabalhadoras, além de reforçar críticas à atuação dos atuais senadores que representam o estado no Congresso Nacional.
Por Redação Acontece
Manuella Mariani/RPC
