‘Pista escorregadia’, diz piloto de avião da Latam que foi parar na lama após pouso no Paraná

O piloto de um avião comercial da Latam que invadiu uma área de lama após o pouso no Aeroporto Regional de Cascavel, localizado no Oeste paranaense, atribuiu o acidente às más condições da pista. A aeronave transportava 151 pessoas no total.

Relato do comandante aos passageiros

Logo após o susto, o comandante gravou um vídeo de dentro da cabine para tranquilizar os viajantes e explicar o ocorrido. De acordo com o profissional, a aeronave perdeu aderência no final da área de frenagem e acabou derivando para a esquerda, parando fora do pavimento.

Como o terminal aeroportuário local não dispõe de serviço de ônibus para o transporte de pátio, os 145 passageiros precisaram caminhar a pé até a área de desembarque, utilizando uma escada acoplada no lado direito do veículo. A tripulação contava ainda com mais seis profissionais a bordo.

Detalhes do voo e impacto na operação

O trajeto havia tido início no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, com destino final ao interior do Paraná. O episódio foi registrado por volta das 9h45 de uma segunda-feira, momento em que chovia na região.

Apesar do susto e da parada inesperada na lama, nenhum ocupante sofreu ferimentos. O terminal de Cascavel precisou ser totalmente interditado para pousos e decolagens, aguardando a conclusão dos trabalhos de remoção do veículo.

Providências da companhia aérea

A empresa responsável pela operação informou que já está mobilizando maquinário específico para retirar o equipamento do local. O voo de retorno programado para São Paulo teve que ser cancelado, e os clientes afetados estão sendo redirecionados para outras partidas partindo de Foz do Iguaçu. As investigações oficiais para determinar os fatores contribuintes do incidente serão conduzidas pelas autoridades competentes.

Por Redação Acontece

Arte/ g1

By