Foram abordados dois veículos que atuavam de forma conjunta

Na tarde da última quinta-feira (12/02), durante fiscalização de rotina no posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu, servidores da Receita Federal abordaram dois veículos que atuavam de forma conjunta no transporte de diversas mercadorias de importação proibida.

Entre os produtos apreendidos estavam vários galões de azeite argentino, com capacidade de cinco litros. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) recomenda a não ingestão desse tipo de produto, uma vez que diversas marcas são proibidas pela fiscalização sanitária por possuírem origem de fabricação clandestina.

Durante a inspeção dos veículos, três dos cinco indivíduos envolvidos foram presos pelos crimes de contrabando, desacato à autoridade e associação criminosa. Os outros dois foram liberados e aguardarão eventual representação junto ao Ministério Público.

Além do desacato, o grupo criminoso tentou importunar os servidores durante a fiscalização, com o objetivo de dificultar o trabalho da equipe. Os detidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, sem direito a fiança, onde permanecerão à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia. Também foi aplicada multa no valor de R$ 35.000,00 pelo crime de embaraço a fiscalização.

A Receita Federal reforça seu compromisso no combate ao contrabando e a outros crimes transfronteiriços na região de fronteira, atuando de forma integrada com os órgãos de segurança para proteger a sociedade e a economia nacional. Denúncias anônimas podem ser realizadas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.

Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu