O alto número de pessoas em situação de rua em Foz do Iguaçu acendeu um alerta para o debate sobre o tema, com representantes da sociedade civil e órgãos públicos. Através do requerimento n°348/2025, o Legislativo de Foz está solicitando uma Audiência Pública para debater soluções na melhora das condições de vida e as necessidades da população em situação de rua no município. A audiência será realizada nesta quinta-feira, 23, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Foz.
De autoria do vereador Adriano Rorato (PL), a audiência tem como proposta promover um espaço de diálogo aberto e democrático, permitindo uma exposição de dados, relatos de experiências e a apresentação de propostas voltadas para a melhoria das condições de acolhimento, reinserção social, saúde mental e segurança das pessoas em situação de rua.

Recentemente o vereador Adriano Rorato e o presidente da Câmara, Paulo de Brito, estiveram em Chapecó (SC), onde conheceram o protocolo de atendimento adotado pelo município e a legislação aplicada ao acolhimento, reinserção social e ordenamento dos espaços públicos.
De acordo com a justificativa do texto, o debate visa desenvolver políticas públicas, soluções concretas, que respeitem a dignidade e os direitos dessa população. Segundo o vereador, o aumento no número de pessoas em situação de rua nas vias públicas tem gerado apreensão e demanda uma resposta ágil e integrada do poder público.
A audiência é aberta a todos interessados, incluindo imprensa, sociedade civil em geral, autoridades, entidades como Acifi, Sindhotéis, Universidades e setores de segurança.
Assunto: Audiência Pública para debater as condições de vida e as necessidades da população em situação de rua no município.
Data: 23/10/25 – Quinta-feira.
Horário: 19h.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu – PR.
Endereço: Travessa Oscar Muxfeldt, nº 81, Centro.