Premiação reconhece os esforços, soluções e resultados inovadores de 2025
O Summit Iguassu Valley – Latino América 2025 foi palco da cerimônia do Prêmio Iguassu Valley, que reconheceu os destaques em inovação em diferentes segmentos empresariais, públicos e acadêmicos da Região Oeste do Paraná e da América Latina.
Promovido pelo Iguassu Valley, ecossistema de inovação do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), o prêmio celebra pessoas, empresas e instituições que se destacam na criação de soluções tecnológicas, processos inovadores e iniciativas que fortalecem o desenvolvimento regional.
Um dos grandes momentos da noite foi a homenagem ao presidente da Coopavel, Dilvo Groli, vencedor do Prêmio Iguassu Valley de Personalidade em Inovação. Groli destacou o papel transformador da inovação na construção do futuro. “O Iguassu Valley é uma organização que se dedica à inovação e esse evento motiva as pessoas. Quando vemos um evento como este, com mais de mil participantes — a maioria jovens — passamos a acreditar que o futuro será ainda mais próspero. A inovação traz prosperidade e cria oportunidades, especialmente no agronegócio, onde tantas startups e empresas estão apresentando soluções incríveis”, afirmou.
Groli também ressaltou o valor coletivo do reconhecimento. “Um prêmio como esse é fruto de muito trabalho de 8 mil associados e 8 mil colaboradores. Representa responsabilidade e motivação para continuarmos crescendo juntos, de forma cooperada e sustentável.”
Além de Groli, outras empresas e instituições foram premiadas em diversas categorias de inovação em produtos, serviços e processos de negócios, evidenciando a diversidade e a força do ecossistema regional.
Destaques da premiação 2025:
CW Sistemas Ltda – Inovação de Produtos ou Serviços (Micro e Pequena Empresa) – DAISEE, plataforma de IA generativa para análise de documentos
EEMovel Serviços de Informações S/A – Inovação de Produtos ou Serviços (Média Empresa e Startup) – Mercado pleno de produtos agrícolas
Via Group Participações Ltda – Inovação de Produtos ou Serviços (Grande Empresa) – Otimizador Logístico de Campo
Biopark – Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão – Inovação de Produtos ou Serviços (Instituição de Ensino e Pesquisa) – Colégio Donaduzzi: educação inovadora como pilar de desenvolvimento regional
FUNDETEC – Inovação de Produtos ou Serviços (Organização Pública) – Estação de Inovação Hub One
Iguassu-IT – Associação Técnico Científica – Inovação de Produtos ou Serviços (Setor Financeiro) – Iguassu IT Day.
Na modalidade Inovação em Processos de Negócios, os vencedores foram: Biohanusch Biotecnologia Ltda, Constel Tecnologia Ltda, Frimesa Cooperativa Central, Biopark Educação, Prefeitura de Santa Helena e ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel, com o projeto AcicLabs – pré-incubação, incubação e aceleração.
Na categoria Personalidade Destaque em Inovação, foram reconhecidos: Bruna Steckling (Let’s Go Iguassu), Marco Portes (Agropecuária Vanguarda Ltda), Dilvo Groli (Coopavel), Aldo Nelson Bona (SETI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) e Vinícius França Alves (AcicLabs / ACIC).
Para Victor Donaduzzi, president do Iguassu Valley, o prêmio é um dos pontos altos do evento. “O Prêmio Iguassu Valley é um reconhecimento a quem transforma ideias em resultados. Ele valoriza as pessoas, empresas e instituições que estão fazendo a diferença em nosso ecossistema, inovando com propósito e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Oeste do Paraná. Celebrar essas iniciativas é fortalecer a cultura da inovação e inspirar novas conquistas”, ressaltou Donaduzzi.
O Prêmio Iguassu Valley simboliza o espírito do ecossistema regional: colaborar, inovar e transformar. Mais do que um reconhecimento, ele reforça a missão do movimento — integrar pessoas, conectar negócios e gerar impacto positivo no Oeste do Paraná e em toda a América Latina.


