Trabalhos serão realizados até a semana que vem, atendendo demandas da própria comunidade

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, Foz do Iguaçu deu início a um importante mutirão de limpeza na região do Bubas, no Porto Meira. Essas ações de zeladoria são consideradas prioridade da atual gestão e são resultado de uma colaboração entre diversas secretarias municipais, incluindo Meio Ambiente, Obras, Assistência Social e Segurança. O objetivo é revitalizar e embelezar a área, promovendo um ambiente mais digno aos moradores.
Durante a primeira etapa do mutirão, equipes já iniciaram a remoção de entulhos que haviam sido acumulados na região. Caçambas foram disponibilizadas ao longo da semana para facilitar a coleta de resíduos. Um dos pontos focais da limpeza é a manutenção das valas, especialmente na Rua das Dálias, onde já há trabalhos sendo realizados há alguns dias. Na manhã desta sexta, o prefeito, General Silva e Luna, esteve na região acompanhando os trabalhos, assim como o início das obras da UBS na região do Bubas; o local já foi demarcado.
Além da limpeza, o projeto inclui o plantio de árvores nativas na praça central, contribuindo para a preservação ambiental. A roçada e a limpeza geral estão programadas para continuar ao longo da próxima semana, com o compromisso de deixar o bairro limpo e adequadamente cuidado.
Pet Day e Conscientização
Neste sábado, 10 de outubro, o mutirão também contará com o “Pet Day”, onde uma unidade móvel estará disponível no centro de convivência do bairro.
A organização é da Secretaria de Meio Ambiente – Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA). A intenção do evento é conscientizar e orientar os moradores em relação aos cuidados adequados para promover o bem-estar animal.

O Pet Day vai contar com instituições parceiras para uma série de ações e brincadeiras educativas, entre elas:

  • microchipagem de animais;
  • o Centro de Controle de Zoonoses, que fará a orientação sobre a esporotricose, doença fúngica que atinge os animais;
  • Fundação Cultural, com atividades lúdicas para crianças, com foco na causa e sensibilização;
  • o Sistema de Ensino Profissionalizante (SIEP), que fará a higienização de pets;
  • a Polícia Militar, com a apresentação de cães adestrados;
  • o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, com orientações sobre adoção responsável e cuidado com os pets;
  • Sanepar e Uniamérica, com apoio das atividades.

Próxima Etapa
No dia 19 de outubro, uma nova ação está programada para a Avenida Brasil. A limpeza geral ocorrerá em um domingo, quando o movimento de pessoas é mais tranquilo. As atividades incluirão poda de árvores, lavagem do calçadão, pintura de meios-fios e desobstrução de bueiros, tudo com o intuito de embelezar ainda mais a avenida.