Com o plenário lotado de amigos, colegas e familiares, o Poder Legislativo congratulou na manhã desta sexta-feira (29), Adilson Pasini com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A honraria foi proposta pelo vereador Balbinot (PSDB) em reconhecimento ao trabalho e compromisso do homenageado com a educação acadêmica e a cultura da cidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Debrito (PL).

O proponente da honraria, vereador Balbinot (PSDB), foi à tribuna expressar as motivações que o fizeram propor o título. “Esta honraria é motivo de grande alegria. O título de cidadão vai muito além de um diploma, é um reconhecimento da cidade àqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento. Foram anos de dedicação, deixando marcas e inspirando gerações. Tenho muito orgulho de ter sido o autor dessa homenagem”.

O mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu fez um pronunciamento na tribuna relatando a trajetória de vida e celebrando as conquistas. “Agradeço a todas as equipes da Câmara e às bancadas da cultura, religião, educação e segurança. A concessão de um título é sempre um momento marcante para esta Casa, pois dá sentido à trajetória de vida de quem o recebe. Agradeço profundamente aos meus amigos, testemunhas do meu passado, e ao vereador Balbinot, pelos seus projetos. Tenho consciência de que muitos contribuíram para que este momento acontecesse. Recebo este título com gratidão e o dedico à minha esposa. Que Deus abençoe a todos vocês”.

Reconhecimento e prestígio

O presidente da Câmara de Santa Terezinha, Fernando Dal Pont Junior, participou da solenidade e destacou a conexão entre a história das famílias da cidade e a trajetória de Pasini. “É difícil conter a emoção diante da história construída por este homem. Conceder o título de Cidadão de Santa Terezinha e participar de um momento tão memorável deixa em nossos corações com profundas marcas que jamais serão esquecidas.”

No decorrer da cerimônia, Pasini foi surpreendido com uma homenagem de sua família. “O dom que você tem como líder e professor também se reflete dentro de casa. Durante todo esse tempo, seguimos ao seu lado, colocando em prática as ideias que você sempre trouxe. Que Deus continue abençoando sua trajetória. Receba, com todo nosso carinho esta homenagem”, declarou sua filha, Bruna Pasini, em vídeo exibido durante a homenagem.

Dalmont Benites, diretor da Fundação Cultural, representou o Executivo no plenário e destacou a trajetória de Pasini, “Um homem intelectual e de ideias, que como escritor contribui para nossa cultura local. Seu trabalho na educação e na cultura, por meio da Fundação Cultural, fortaleceu eventos como a Fartal e a Feira do Livro. Suas produções literárias e iniciativas representam uma contribuição coletiva e enriquecem a identidade cultural da nossa cidade”.

Marcos Andrade, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unioeste, representou a direção-geral do campus no plenário. Em sua fala, destacou: “É um motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica acompanhar essa trajetória. Foram 35 anos de dedicação e compromisso com a educação pública, que se tornaram parte fundamental da construção intelectual da nossa instituição”.

A ex-vereadora Nanci Rafagnin Andreola ressaltou, “Um verdadeiro guerreiro e homem das letras, que se dedicou à cultura e à educação. Parabenizo o vereador pela feliz escolha de conceder o título a um amigo tão especial”.

A solenidade contou com a presença dos vereadores: Cabo Cassol (PL), Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), Adnan El Sayed (PSD), Evandro Ferreira (PSD) e Anice Gazzaoui (PP). Também participaram o diretor e presidente do Centro de Convenções, Gabriel Rugoni, além de representantes do comércio de São Miguel, do Banco do Brasil e da Câmara de Santa Terezinha.

Sua trajetória

Graduado em Ciências Contábeis pela Facisa (atual Unioeste) e Pós-graduado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adilson encerrou sua carreira no Banco do Brasil como gerente de operações especiais, e atualmente é presidente do conselho deliberativo da AABB. No ramo acadêmico, exerceu o papel de professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis. Foi auditor na reitoria e no hospital Universitário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Ao longo de sua carreira, Pasini atuou como diretor da Fundação de Pesquisa e Estudo Avançados (Funpea) e destacou-se como coordenador da Lai-Social da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Paraná. Além da carreira acadêmica e institucional, é escritor, com cinco livros e mais de 80 artigos publicados.

Entre 2005 e 2011, assumiu o papel de diretor-geral da Fundação Cultural de Foz, onde exerceu a coordenação dos eventos tradicionais da cidade e programas de inclusão cultural.

Natural de Criciúma–SC, Adilson é filho de Líbero Pasini e Maria José Lourenço. Casado com Maria Cândida Peters, é pai de Paulo Henrique e Bruna Maria. Ao longo de sua caminhada, Adilson, recebeu inúmeras homenagens: do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, da reitoria da Unioeste (como “Prata da Casa” e como Patrono e Paraninfo), da Fundação Cultural, da Câmara de Foz (Moção de Aplauso e agora Título de Cidadão Honorário); e da Câmara de Santa Terezinha de Itaipu, o Título de Cidadão Honorário.

Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz