Novas plataformas integrarão os atendimentos e trarão mais agilidade e transparência à população

A fase final do processo de modernização dos sistemas da Prefeitura de Foz do Iguaçu já tem data marcada: o processo de transição para a nova plataforma inicia no dia 03 de outubro (sexta-feira), com previsão de conclusão em 10 dias.

A transformação digital da administração municipal trará uma série de benefícios à população, especialmente com a integração dos serviços, gerando mais eficiência, transparência e agilidade.

O projeto de modernização é desenvolvido em parceria com a Elotech, empresa especializada em soluções digitais para o setor público. A atualização envolve, por exemplo, os sistemas de tributos e alvará online, o Portal da Transparência, o Portal da Construção e o site da Prefeitura Municipal.

Transição tranquila e integração

Esse processo foi iniciado em março deste ano. Foi feito todo um mapeamento, diagnóstico e homologação para que não haja prejuízos ao atendimento aos cidadãos.

Esse processo foi iniciado em março deste ano e, embora tenha sido feito todo um mapeamento, diagnóstico e homologação para que não haja prejuízos ao atendimento aos cidadãos, ainda pode haver instabilidades durante o período de transição.

“Desde o início do ano, estamos trabalhando com o envolvimento de todas as secretarias para a homologação do novo sistema e o mapeamento dos riscos, a fim de que o processo seja concluído sem transtornos aos servidores e aos cidadãos. Em setembro, faremos capacitações e os ajustes finais. Nossa expectativa é que tudo ocorra com tranquilidade”, afirma o secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital, Luiz Teixeira.

“Com o novo sistema, a expectativa é melhorar a integração entre setores como tributos, contabilidade, folha de pagamento e nota fiscal de serviços, além de oferecer mais segurança, transparência e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados”, destaca o secretário de Finanças e Orçamento, Eduardo Castanheira Garrido. A equipe da pasta acompanha todo o processo e uma das definições em conjunto foi que o sistema de emissão de nota fiscal não terá nenhuma suspensão de uso, para que não haja impacto algum ao comércio e a prestadores de serviços do município.

Benefícios para a população

A maior modernização digital da Prefeitura de Foz resultará em benefícios para a população, como mais agilidade, com redução de tempo em serviços como emissão de alvará e certidões; novos canais online e desenvolvimento de aplicativo; maior transparência, com dados públicos mais acessíveis e atualizados; aumento da eficiência; e da integração de serviços públicos, com a unificação dos atendimentos em várias áreas.

O sistema será de mais fácil acesso para os cidadãos, que poderão acessar os serviços da prefeitura – como o protocolo digital, a emissão de notas fiscais, parcelamentos de impostos e taxas e consultas de dívidas -, de forma mais intuitiva, tanto no site como no aplicativo. Serão elaborados tutoriais para auxiliar a população a utilizar o novo sistema, que já vem sendo utilizado em grandes cidades do Paraná, como Maringá, Umuarama e Ponta Grossa.

Monitoramento contínuo

Para que a transição aconteça com o menor impacto possível aos cidadãos, a Elotech oferecerá suporte técnico até novembro. Também será feito o monitoramento contínuo para estabilização do sistema.

Todo o processo será comunicado com frequência por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Foz (site e redes sociais).

Esta transformação digital colocará Foz do Iguaçu na vanguarda da gestão pública municipal, garantindo serviços mais modernos, transparentes e eficientes para todos os cidadãos.