O sonho de 52 famílias, que hoje moram na região da Vila Brás, está cada vez mais próximo de se realizar
Sair dos problemas diários, como alagamentos, risco de queda de árvores e falta de saneamento adequado, e ter uma vida digna. Nesta quinta-feira (29), foi realizada a segunda visita técnica ao novo conjunto habitacional que está sendo construído no Jardim das Palmeiras, atrás da UPA João Samek. A atividade integra o cronograma de ações do Comitê de Acompanhamento de Obra e foi organizada pela Prefeitura Municipal, por meio do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita), em parceria com Itaipu Parquetec, no cumprimento do convênio firmado com a Itaipu Binacional.
As unidades fazem parte do “Projeto Moradias: Construção de Habitações de Interesse Social em Foz do Iguaçu em Atendimento a Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social”. Foram outros 15 moradores que, acompanhados por engenheiros, arquitetos e técnicos do Itaipu Parquetec, puderam conhecer a obra, esclarecer dúvidas e caminhar pela área onde, em breve, estarão suas novas moradias. Esta é a segunda visita do lote 1. A estrutura em construção contou com frentes de trabalho avançadas, como pavimentação asfáltica e infraestrutura.
Serão realocadas, inicialmente, 52 famílias da Vila Brás. “Levamos cerca de 15 pessoas, representantes dessas famílias, para conhecer o local e ver de perto o processo de construção das suas casas, que estão quase prontas, neste lote”, explicou Escarlet Luiza de Lemos, assistente social da Prefeitura. Segundo ela, outra visita está prevista para o mês de junho.
Emoção no sonho realizado
Além da parte técnica da obra, a visita teve grande impacto emocional entre os participantes. A trabalhadora de serviços gerais, Débora da Cruz, espera pela casa há mais de 7 anos. “É um sonho, estou contando os dias, onde moro, toda vez que chove forte e venta, ficamos com medo. Já perdi tudo por causa de alagamento, e ficamos com medo de árvores caírem na nossa casinha”, comentou emocionada.
Ainda mais emocionada, e com lágrimas no rosto, a também trabalhadora de serviços gerais, Valdineia Ferreira, disse que agora terá um lugar digno para criar os sete filhos. “Vou me mudar só com o que sobrou da minha casa, mas sei que agora meus filhos terão um lugar digno. Estou muito feliz e grata”, disse.
Reconstrução de vidas
O projeto é conduzido com critérios técnicos, sociais e legais definidos em convênio, e estabelece contrapartidas econômicas da Prefeitura, do Itaipu Parquetec e do Fozhabita, além de medidas de controle, fiscalização e prestação de contas em todas as etapas. As moradias são destinadas exclusivamente a famílias em situação de vulnerabilidade, no caso, os moradores da Vila Brás, previamente selecionados pelo município. A entrega dessas primeiras 52 casas, num total de 254. Essas famílias do primeiro lote devem se mudar no máximo no mês de agosto.
De acordo com o diretor-presidente do Fozhabita, Ivatan Batista, a iniciativa representa um marco na política habitacional do município. “Essa obra simboliza a reconstrução de vidas. O que vemos aqui é a aplicação de uma política pública séria, executada com responsabilidade, transparência e foco em quem mais precisa. É uma entrega coletiva: do poder público, da Itaipu e das famílias que acompanharam esse processo desde o início. Estamos construindo dignidade”, afirmou.


