Vagas para pessoas em situação de rua serão ampliadas, além da distribuição de cobertores para aqueles que não aceitarem o abrigo temporário

A temperatura em Foz do Iguaçu já diminuiu mesmo antes do início oficial da estação mais fria do ano, e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, preparou um Plano de Acolhimento para o Inverno de 2025.

O objetivo é garantir proteção e dignidade às pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Para garantir abrigo a um maior número de pessoas, de maio a setembro deste ano 30 novas vagas temporárias serão disponibilizadas, passando das atuais 140 para 170 vagas de acolhimento.

Destas, 50 vagas são para mulheres, famílias e idosos, 90 para homens adultos e 20 exclusivas para pernoite. Para viabilizar o plano, a parceria contou com o apoio da Cáritas Diocesana, que oferecerá 10 vagas noturnas a partir das 17h.

Cobertores e amparo

Além da ampliação dos acolhimentos, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que diariamente percorre as ruas de Foz do Iguaçu para oferecer apoio às pessoas em situação de rua, vai distribuir cobertores àqueles que não aceitarem abrigo, uma vez que o encaminhamento não é compulsório.

A Secretaria de Assistência Social também fez um levantamento de roupas de frio disponíveis, incluindo jaquetas, calças, meias e mantas, com foco em atender às necessidades básicas de vestuário e de higiene aos acolhidos.

“O objetivo é garantir que ninguém enfrente o frio intenso sem amparo, reforçando o compromisso do Município com os direitos e a dignidade da população em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Alex Thomazi.

Encaminhamentos

A “porta de entrada” dos serviços de Assistência Social do Município é o Centro POP, localizado na Rua Monsenhor Guilherme, nº 527, no Jardim São Paulo, com funcionamento das 7h às 19h.

De lá, de acordo com o perfil da pessoa, é feito o encaminhamento para uma das três Casas de Passagem do Município, que ficam no Jardim São Paulo, Porto Belo e Jardim Ana Cristina.

No período noturno, a triagem e o encaminhamento são feitos pelo SEAS. Além de percorrer a cidade e identificar as pessoas em situação de rua que precisam do apoio, a população também pode acionar a equipe pelo telefone (45) 99997-3773 ou ‎0800 045-1407.