Os pesquisadores utilizarão uma plataforma digital para registrar as respostas coletadas em locais como rodoviária, aeroporto, Ponte da Fraternidade, Posto da PRF e hotéis
Do dia 5 a 31 de dezembro, a Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu (SMTU) e o Itaipu Parquetec, com recursos do Fundo Iguaçu, estarão realizando uma Pesquisa de Demanda Turística, a fim de entender melhor o perfil do visitante que chega e passeia pelo Destino.
Pensando em tornar a coleta de dados mais estratégica, as instituições organizaram nesta segunda-feira (2), um treinamento com os 10 pesquisadores responsáveis pelo estudo, nas dependências do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Na ação, os participantes aprenderam mais sobre pesquisas em zonas turísticas e sanaram suas dúvidas em relação às técnicas de abordagem.
Para Sheila Domingues, da Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos (DEVEET) da Secretaria, o treinamento foi positivo por possibilitar um contato entre as entidades e os pesquisadores que irão a campo.
“Não podemos atuar sem dados, precisamos de informações que embasem nossas decisões para que elas sejam mais responsáveis e assertivas com o turista que vem à nossa cidade. No treinamento, mostramos a importância do porquê de se pesquisar e como eles, na posição de pesquisadores, podem contribuir para melhor o turismo em Foz”, relata.
A servidora explica ainda explica que os pesquisadores aplicarão os questionários na rodoviária, no aeroporto, na Ponte da Fraternidade, no Posto da PRF na BR 277 e em alguns hotéis, com o auxílio de uma plataforma digital que registrará as respostas coletadas.
A pesquisa também estará disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol, e contará com perguntas a respeito do custo de consumo, tempo de viagem, origem do visitante, acessibilidade dos pontos turísticos, entre outras. Podem participar do estudo quaisquer turistas que tenham ficado em Foz do Iguaçu por mais de três horas e que não sejam dos municípios lindeiros.
Após 31 de dezembro, quando acaba o período de levantamento, todos os dados coletados devem ser analisados e contribuir para a elaboração de projetos mais estratégicos voltados à Foz.
Viviane Welter ressalta que pesquisas como essa estão atreladas à missão do Itaipu Parquetec em promover um melhor turismo na cidade.
“Sem dados, a gente não consegue tomar decisões. Então, a partir da atualização desse perfil do turista que visita Foz do Iguaçu, a gente consegue tomar decisões mais assertivas, tanto na iniciativa pública, quanto na privada”, expressa Welter.
Pesquisadores
Patrícia Moreira de Souza será uma das pesquisadoras na ação. Ela conta que já participou de uma pesquisa parecida há 14 anos e que seguiu no mercado trabalhando com turismo e eventos. “Quando eu participei, foi muito interessante, porque eu pude entender melhor como é a experiência do turista na nossa cidade. Então, para mim, o treinamento de hoje foi mais um reforço, mas eu gostei de ver que a pesquisa e as perguntas estão mais atualizadas e de acordo com a realidade de Foz”.
E complementa. “Eu espero que a pesquisa seja um sucesso, a gente vai fazer o possível para atender super bem esse turista, que estará passando por nós, e para poder entregar e coletar o máximo de informações possível”.
Já Guilherme de Almeida será pesquisador pela primeira vez. “Acredito que vou gostar de participar, porque vou poder conversar com muitas pessoas diferentes, de culturas e lugares diferentes, além de contribuir com a pesquisa”, diz.
Fotos: Michelle Einsiedel/ SMTU