Rede de atendimento à política da mulher está reunida nesta semana para aprimorar atendimento
Teve início nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), a capacitação e formação da rede de atendimento à política da mulher com as profissionais do Instituto Maria da Penha em Foz do Iguaçu. O treinamento reúne representantes de diversos setores, incluindo saúde, educação, assistência social e segurança pública. A capacitação teve início com uma abordagem geral, e seguirá com encontros segmentados ao longo da semana, permitindo que cada setor envolvido possa discutir e desenvolver estratégias específicas.
“A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, contratou o Instituto Maria da Penha para promover esses encontros trabalhando a questão da violência contra a mulher, onde foram utilizados recursos provenientes do governo do Estado”, explica o secretário de Assistência Social, André dos Santos.
O Centro Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) endossou a iniciativa, que também contou com a colaboração da Secretaria de Direitos Humanos, o conselho da mulher e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que cedeu o espaço para a realização da abertura do evento.
A capacitação busca garantir que os trabalhadores de toda a rede municipal estejam preparados para oferecer um atendimento mais eficaz e integrado às demandas da população feminina.
“É extremamente importante que o poder público faça capacitações para que os trabalhadores possam ter amplo conhecimento melhorando suas ações, e para que mais pessoas tenham um entendimento de que a violência contra mulher é algo prejudicial a toda sociedade”, destacou a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo.
Instituto Maria da Penha (IMP)
O Instituto Maria da Penha, foi fundado em 2009, é uma ONG sem fins lucrativos com sede em Fortaleza e representação em Recife. Seu nome é uma homenagem a Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica, e está diretamente relacionado à Lei nº 11.340/2006, que busca combater essa violência e garantir os direitos das mulheres vítimas.
O instituto tem como missão promover a aplicação da Lei Maria da Penha, monitorando seu cumprimento e apoiando a implementação de políticas públicas eficazes. Além disso, o IMP trabalha para combater a violência doméstica e familiar, incentivando a conscientização sobre questões de gênero e violência sexista, e promovendo ações sociais que melhorem a qualidade de vida das mulheres, com foco na cidadania, justiça, trabalho e geração de renda.
A co-fundadora e superintendente do Instituto Maria da Penha, Conceição de Maria, comentou sobre o trabalho realizado. “Nosso foco é levar informação e conhecimento tanto para as mulheres quanto para toda a sociedade, pois entendemos que a mudança cultural relacionada à violência precisa, impreterivelmente, passar pela educação, para que essa transformação seja alcançada no médio e longo prazo. Oferecemos diversos formatos de palestras, workshops, cursos e formações, com diferentes profundidades, abordagens e cargas horárias, para públicos diversos. E nesta semana, estamos realizando essa formação voltada para a rede de atendimento à mulher em situação de violência em Foz do Iguaçu.”
Fotos: Bruno Martins/PMFI