Artista congolês leva RAP a escola em oficina e show na FILFI
O projeto Wugala Flama Circulando o Afro Swing leva ao público três shows imperdíveis no interior do Paraná, passando por Foz do Iguaçu,Toledo e Cascavel. Com sua estreia marcada para o dia 7 de novembro, às 16h, na Fundação Cultural durante a programação da 19ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI), o artista congolês Wugala Flama e sua banda prometem uma experiência musical singular, fundindo ritmos africanos como Rumba Congolesa, Tokoos Music e Afrobeat com influências globais, incluindo MPB, jazz-reggae e rap francês.
A turnê também contará com uma importante contrapartida social, com a realização de uma atividade envolvendo crianças e adolescentes de uma instituição social na cidade. Músicos e público integram um workshop criativo, culminando na gravação de um RAP com letras compostas pelos próprios participantes. Esta ação visa integrar música, educação e diversão, fortalecendo o vínculo comunitário e expandindo o acesso à cultura.
Sonoridade e engajamento social
As composições de Wugala Flama são um reflexo de sua trajetória de vida como imigrante africano no Brasil. Suas letras, predominantemente em lingala e francês, abordam temas como identidade, imigração e resistência, ecoando as vozes de negros imigrantes e brasileiros. Definindo sua arte como Melanine Song , Wugala traz uma mensagem de união, militância e irmandade através da música.
O espetáculo Afro Swing destaca a combinação de batidas eletrônicas, programadas pelo beatmaker João Ponthe, e os sons orgânicos de instrumentistas talentosos, como Martinuci (guitarra), Luis Fernando (bateria) e Evangivaldo Santos (baixo). Juntos, eles criam um som híbrido, experimental e inovador, que mescla o popular com o contemporâneo, sem perder suas raízes.
Representatividade
Wugala Flama é uma artista que carrega consigo a luta contra o racismo e a segregação, temas centrais em sua música e em sua atuação social. Sua presença no cenário musical brasileiro não representa apenas a comunidade congolesa e africana, mas também dialoga com os anseios da juventude periférica e imigrante. O RAP, que tem suas origens políticas e sociais, ainda é um veículo poderoso de expressão para essa realidade, e Wugala traz uma contribuição única aos estilos vocais e musicais africanos ao cenário brasileiro.
Programação dos shows
Após o show de abertura em Foz do Iguaçu, no dia 07 de novembro, Wugala Flama seguirá com apresentações em Toledo e Cascavel, previstas para o mês de dezembro. Os dados e locais serão divulgados brevemente nas redes sociais do artista. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal
Serviço:
Show Afro Swing – Wugala Flama na 19ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu
🗓 Data: 07 de novembro às 16h
📍 Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu
📌 Endereço: Rua Benjamin Constant, 62 – Centro