Cidade disputou torneio com 53 atletas e conquistou 28 medalhas em várias categorias. Ao todo, evento reuniu 194 ciclistas de nove municípios, no último final de semana, em Mercedes.
Com dois atletas no ranking brasileiro de Bicicross, Foz do Iguaçu continua mantendo o brilho no esporte com a participação marcante no Campeonato Paranaense da modalidade, realizado no último final de semana (23 e 24 de março), em Mercedes. Dos 194 ciclistas da competição, 53 representaram o município e conquistaram 28 medalhas em disputas com atletas de outros oito municípios.
Organizado pela Federação Paranaense de Bicicross, o campeonato também terá etapas em Foz do Iguaçu, Palotina, Guarapuava, Marechal Rondon e Toledo.
“Nós fomos uma das cidades com maior número de atletas nesta primeira etapa e participamos com equipes diferentes: a Amigos, a Associação Ciclista Cataratas do Iguaçu e a ABFOZ e todos tivemos bons resultados no torneio”, informou o técnico Darci Júnior, mais conhecido como Juninho, que completou: “nossos agradecimentos à Secretaria de Esporte pelo apoio e por nos acompanhar nesta trajetória”.
O destaque da competição foi para o bicampeão paranaense, o atleta Willians Kaua, da categoria 17/29, que demonstrou na pista seu potencial de superação ao retornar depois de dois anos ao esporte e conquistar ouro nesta primeira etapa.
“Ele ficou dois anos parados e em 2022 voltou a correr, mas não foi tão bem e em 2023 ficou com o vice-campeonato e agora, inicia como campeão da primeira etapa. Ele volta com tudo e é o favorito das disputas, podendo trazer o tricampeonato para a cidade”, comentou Juninho.
Destaque nacional
Os atletas iguaçuenses Dorival Gustavo da Silva e Ana Laura Gonçalves estão entre os melhores do Brasil no bicicross, esporte que usa bicicletas especiais para corridas em pistas de terra. Dorival, mais conhecido como Paracetamol, conquistou a terceira colocação na categoria ‘Cruiser’ e Ana, o quinto lugar na ‘Girls 15’ no ranking de 2023 da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Um dos importantes diferenciais que alavancou os resultados da modalidade foi a construção da pista de BMX – com recursos da Prefeitura de Foz e da Itaipu Binacional – no Portal da Foz, em 2018. É ali que os atletas do projeto treinam as manobras e se aperfeiçoam todos os dias.
A sede está localizada na Rua Beija Flor, 254, Portal da Foz. Os interessados podem comparecer com documentos de identificação e acompanhados de um responsável.
BMX
O BMX além de ser esporte, para alguns é um estilo de vida, caracterizado por manobras que vão desde as simples às arriscadas, com forte componente emocional. O esporte surgiu no final da década de 1950 na Europa e, popularizou-se na Califórnia em 1960. O BMX possui duas modalidades: BMX racing (off-road) e o BMX freestyle (street, park, vertical, trail e, flatland)