A servidora aposentada Geni Moreno é a única mulher do Paraná na categoria Master do campeonato. Evento teve início ontem (06) e segue até domingo (10), no Rafain Palace Hotel

Foz do Iguaçu representa o Paraná na categoria Master feminino do Campeonato Sul-Americano de Kickboxing, que teve início nesta quarta-feira (06) e segue até domingo (10), no Rafain Palace Hotel. A iguaçuense e medalhista mundial, Geni Moreno, é a única mulher, na modalidade, a disputar as competições que reúnem os melhores lutadores de 14 países das Américas.

“É um novo desafio para mim e um orgulho representar Foz e o Paraná em meio aos melhores atletas do mundo. E como mulher, na minha categoria, é uma superação maior ainda, que demonstra que nós podemos estar aonde quisermos e ocupar todos os espaços”, enfatizou Geni.

Aos 52 anos, Geni já acumula 12 títulos mundiais, nacionais e estaduais, com destaque para os bicampeonatos paranaense e brasileiro em 2022, e medalhas de prata e bronze no Panamericano, no ano passado. Além dessas conquistas, ela é a primeira colocada no ranking do país em três modalidades (kickligth, light e point) e a oitava no topo do mundo no point e no light.

Ela conta que começou a treinar kickboxing há 12 anos, inspirada em seu filho, Renan Moreno, outro lutador da modalidade. “Meu filho é treinador e foi um exemplo pra mim e me falou que havia mulheres lutando e eu comecei a lutar e nunca mais parei, e só fui evoluindo e me dedicando ao esporte, que transformou minha vida”, comentou.

Técnico de destaque

A atleta compareceu à cerimônia de abertura, acompanhada pelo seu técnico Gilsomar Higa, outro destaque iguaçuense nos campeonatos e que também é um dos treinadores da delegação brasileira. Além de Geni, ele também treina o lutador Johnatan Vieira Moura, outro medalhista que participa das competições do Campeonato Panamericano, que acontece simultaneamente no local.

“Foz está muito bem representada e estamos muito felizes porque o nível dos campeonatos é altíssimo, só estão os melhores atletas do mundo e nós temos dois atletas de destaque. A Geni é ranqueada mundialmente e o Jonathan é o quinto melhor do mundo no ranking”, reforçou mestre Higa.

Servidores

Os talentos esportivos mundiais de Foz do Iguaçu também são servidores do município. A atleta Geni Moreno é professora aposentada e atuou por diversos anos na Escola Municipal Prof. Pedro V. Parigot De Souza e o dirigente da seleção brasileira, Gilsomar Higa é técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

“Sentimos muito orgulho de termos servidores que são referências mundiais no kickboxing e que estão levando e honrando nossa cidade pelo mundo a fora. Com certeza, divulgá-los é uma forma de reconhecimento a eles que também são inspiração para outras pessoas”, enalteceu o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia.

Campeonatos

Além do Campeonato Sul-Americano, ocorrem simultaneamente no Rafain Palace Hotel, o Campeonato Panamericano e a Copa América de Kickboxing. Os três torneios reúnem os melhores lutadores do Brasil, Colômbia, Estados Unidos da América, Bolívia, Equador, Chile, Peru, Venezuela, El Salvador, Argentina, República Dominicana, Paraguai, Paquistão e Bonaire.

Outro destaque é que Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida pelas confederações de kickboxing a sediar a primeira edição do Campeonato Panamericano. Os torneios representam uma modalidade que é praticada em mais de 120 países.

Organização

Os eventos são uma realização da Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), com a supervisão da WAKO Panam e WAKO IF (Associação Mundial das Organizações de Kickboxing Panamericana e Internacional), em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A CBKB é a única Confederação Mundial de Kickboxing reconhecida pelo Comitê Olímpico da modalidade.

Ficha técnica

Delegação brasileira: presidente da CBKB, Paulo Zorello, diretor da Seleção Brasileira, Jefferson Lázaro, secretária da CBKB. Paula Oliveira, diretor arbitral, Tiago Peixoto, head coach (treinador principal), Fábio Galvão e técnicos: Daniel Mattos, Gerson Teófilo, Waldir Fernandes e Gilsomar Higa. Organização: Zeila Plath, Beto Cunha, Alfredo Neto e Kaun Oliveira.

Programação

QUINTA FEIRA, DIA 07 DE DEZEMBRO DE 2023
09h00 às 10h30 – Congresso Arbitral
Sala A: modalidades de ringue
Sala B: modalidades de tatame
12h00 – Concentração de todas as delegações
13h00 – Abertura oficial com desfile de todas as delegações
14h00 – Início das competições do dia
20h00 – Encerramento das competições do dia
20h00 – Jantar do Board da Panam

SEXTA FEIRA, DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2023
07H00 às 08h00 – PESAGEM PARA OS ATLETAS DE RINGUE
8h00 – Concentração das delegações
9h00 – Início das competições do dia
20h00 – Encerramento previsto das competições do dia
21h00 – Jantar dos presidentes

SÁBADO, DIA 09 DE DEZEMBRO DE 2023
07H00 às 08h00 – PESAGEM PARA OS ATLETAS DE RINGUE
8h00 – Concentração das delegações
9h00 – Início das competições do dia
10:00 am hasta las 12:00 am – Assembleia Geral da WAKO Panam
20h00 – Encerramento previsto das competições do dia

DOMINGO, DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2023
07H00 às 08h00 – PESAGEM PARA OS ATLETAS DE RINGUE
8h00 – Concentração das delegações
9h00 – Início das competições do dia
16h00 – Encerramento previsto das competições do dia
Premiação geral da competição