O evento reuniu representantes de quatro municípios, que trocaram experiências sobre o tema em comemoração ao Dia Internacional da Juventude

Em alusão ao mês da juventude, celebrado em agosto, foi realizado na última semana o 1° encontro de Gestores Públicos de Juventude da Região Trinacional, no Centro de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu.

Representantes dos municípios de Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco, do Paraguai; e da Prefeitura de Foz do Iguaçu se reuniram na quinta-feira (25) e trocaram experiências sobre projetos desenvolvidos em seus territórios na temática da juventude. O objetivo foi estreitar e fortalecer os laços e compartilhar boas práticas na área, como parcerias, oficinas e atividades já implementadas na região de fronteira. 

Durante o encontro, também foram discutidas problemáticas comuns, com o intuito de propor soluções práticas para reduzir os desafios e ampliar as oportunidades e ações bem sucedidas no território trinacional. Entre elas, a inserção dos jovens no mercado de trabalho, especialmente das mulheres; e o enfrentamento da gravidez na adolescência. 

Debates

O secretário da Juventude de Foz do Iguaçu, Gilberto de Assis Pereira Neto, apresentou os projetos desenvolvidos voltados aos jovens iguaçuenses e ressaltou a importância de estratégias para evitar a evasão escolar. “É um dos principais pontos a ser fortemente trabalhado na região. Precisamos de um olhar mais atento por parte dos setores e atores públicos presentes para elaboração de políticas específicas que possibilitem a continuidade do aprendizado dos jovens”. 

A diretora de Desenvolvimento Social do Ciudad del Este, Sonia Barrios, falou sobre os trabalhos desenvolvidos na cidade vizinha e expressou a preocupação do município paraguaio com os jovens que, após a formação estudantil, encontram dificuldade na primeira oportunidade laboral e entram em um estado de vulnerabilidade.

A diretora da Mulher de Ciudad del Este, Yanina Portillo, expressou preocupação, especialmente, com “a vulnerabilidade das mulheres jovens quando iniciam o primeiro emprego, principalmente em casos de lidar com uma gravidez não planejada na adolescência”.

O secretário de Esportes de Presidente Franco, Alexis Luciano Orrego, reforçou a importância de unir as iniciativas dos municípios de fronteira para estabelecer políticas públicas voltadas aos jovens na região. 

A responsável pelas Relações Internacionais de Hernandarias, Gladys Garcete, comentou a importância de estabelecer uma frente juvenil ativa em conselhos e comissões para dar suporte à inserção dos jovens no mercado de trabalho. 

Participações

O evento foi organizado pela Diretoria de Assuntos Internacionais e pela Secretaria Municipal de Juventude da Secretaria de Trabalho, Juventude e Capacitação, com o apoio do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu e do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Também participaram duas representantes do Fundo de Populações de Nações Unidas (UNFPA) da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, de forma presencial – a associada de projetos da UNFPA, Daniela Florio, e a assistente de programa do UNFPA, Indyamara Massaro Machado; e uma integrante do UNFPA no Paraguai, Rocío Galiano, acompanhou por videoconferência, para entender a realidade da fronteira com o objetivo de propor parcerias alinhadas às necessidades locais. 

Estiveram presentes também a chefe da Secretaria de Juventude de Hernandarias, Deis Daiane González Silva; e o secretário de Turismo e Juventude de Presidente Franco, Armando Cardozo.