Profissionais estão sendo treinados sobre como agir em situações de emergência nas escolas e Cmeis do município

A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, está promovendo um curso de formação de brigadistas para os servidores que atuam nas unidades escolares do município. O objetivo é capacitar estes profissionais para atuar em situações de emergência e riscos nas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). 

A formação, que inclui aulas teóricas e práticas, começou na segunda-feira (22) e segue nesta quarta (24) na Escola Municipal João XXIII, no Morumbi. O curso terminará no dia 30 de agosto, quando os 86 educadores – entre professores, secretários de escola e agentes de apoio – receberão o certificado de participação. O curso tem duração de 68 horas, sendo 60 com aulas teóricas à distancia e 8 horas de aulas práticas, envolvendo simulados. 

Durante as aulas, os servidores aprendem e desenvolvem técnicas sobre o plano de abandono escolar, prevenção e segurança contra incêndio e pânico, socorros de urgência, prevenção e combate a princípios de incêndio. 

“O programa ensina como agir em casos de emergência dentro da escola, de maneira ordenada. Com a capacitação destes profissionais em simulados e aulas práticas, temos maior segurança dentro das unidades escolares”, afirma a secretária da educação, Maria Justina da Silva. 

Em setembro, a Secretaria da Educação e o Corpo de Bombeiros ofertarão uma reciclagem para cerca de 300 brigadistas que se formaram em 2019. “O curso de formação de brigadistas é ofertado anualmente nas unidades escolares, mas por conta da pandemia tivemos uma interrupção de dois anos. Por isso, os brigadistas que se formaram em 2019 passarão por uma reciclagem em setembro”, explicou a secretária.