Cronograma começa a ser alinhado com instituições parceiras e integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

O prefeito Chico Brasileiro participou, na manhã desta quinta-feira (18), de uma reunião com a diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) para debater a retomada das ações e um novo plano de trabalho do colegiado.  

O encontro aconteceu no Hotel Foz Plaza e contou com a presença do presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves; do vice-presidente do conselho e assessor especial do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Almirante Luiz Carlos Vieira; do secretário Carlos Silva e da coordenadora executiva Edna Rubio. 

Por conta da pandemia da Covid-19, algumas ações do conselho ficaram suspensas e estão sendo retomadas e reestruturadas agora pela atual diretoria. “O objetivo do encontro é alinhar as perspectivas futuras para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e viabilizar parcerias com as secretariais municipais, outros órgãos e instituições”, disse Fernando Alves. 

Ele conduziu uma apresentação ao prefeito, que é presidente de honra do Codefoz, com as principais demandas para a retomada dos projetos, entre elas a implantação de um escritório de atração e recepção de investimento. Chico Brasileiro garantiu o apoio do Executivo com a cessão de profissionais da área do turismo para o exercício da função. 

O prefeito também falou sobre as obras estruturantes e seus impactos na retomada econômica no município, sobre os desafios de planejar uma cidade para o futuro e os investimentos que precisam ser feitos, especialmente na área da saúde e educação – valorizando a qualificação dos jovens para o mundo do trabalho. “Planejar a Foz do Iguaçu do futuro, ligada ao desenvolvimento do turismo e as questões ambientais é o nosso grande desafio, mas isso não é feito apenas pela prefeitura, mas com o olhar de todos”, comentou. 

Para a elaboração do cronograma de atividades capazes de viabilizar a retomada da estrutura do Codefoz, a mesa diretora realizará reuniões com a Itaipu Binacional, Câmara de Vereadores, Câmaras Técnicas, Secretaria de Planejamento e demais entidades que compõem o conselho.