Os títulos foram conquistados por Turquia, no masculino, e Sérvia, na categoria feminina

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Com uma festa internacional, neste domingo (26), chegou ao fim o Campeonato Mundial Escolar de Voleibol em Foz do Iguaçu. Nas quadras, celebrações ficaram por conta da Turquia e Sérvia, equipes campeãs nas categorias masculina e feminina, respectivamente. Ambas venceram as seleções de Taipé Chinesa nas finais, disputadas no Ginásio Costa Cavalcanti.

Contudo, os participantes dos 14 países puderam aproveitar cada dia da competição, que além de proporcionar grandes jogos, promoveram a mistura entre diferentes culturas com os atletas que vieram de diversas regiões do planeta e se encontraram em Foz.

Na cerimônia de encerramento, as delegações desfilaram e agradeceram pela semana do evento, que iniciou na última segunda-feira (20), e que vai gerar grandes lembranças a todos que estiveram presentes.

“Tudo estava muito bonito e o Brasil é um país muito receptivo. A cada dia estávamos mais integrados. Foi o nosso primeiro grande torneio, então começar assim foi muito positivo. Muito além de disputar o título, também queríamos proporcionar uma grande experiência para os atletas”, contou a técnica da equipe da Holanda, Petra Petzinger. 

“Foi um sucesso e um grande espetáculo tudo o que vimos durante esses dias de jogos e convivência entre os atletas. Foz do Iguaçu deixará um legado positivo na realização de grandes eventos esportivos e se mostrou ainda mais preparada para recebê-los”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

A organização do evento foi da Federação Internacional Desporto Escolar, Confederação Brasileira, Federação Paranaense e Governo do Estado, com um importante apoio da Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

“Uma organização realizada em parceria não poderia dar errado. Nossas equipes da Secretaria de Esporte e Lazer deram todo o apoio necessário e atuaram com os demais órgãos para manter tudo sob controle e garantir o sucesso. Vamos ficar com saudades de toda a festa e celebração que nos acompanhou em todos esses dias”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia.