Maioria das novas contratações foi no setor de serviços, conforme dados do Caged

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

O mês de abril fechou com saldo positivo e Foz do Iguaçu acumula 1.090 novos empregos com carteira assinada em 2022. No período, foram abertas 157 oportunidades de trabalho, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta segunda-feira (6).

O saldo positivo dos quatro primeiros meses do ano é resultado das mais de 12,7 mil admissões, contra 11,6 mil desligamentos no período. A partir deste desempenho, Foz do Iguaçu tem um estoque de 58.396 empregos com carteira assinada.

A maioria das novas contratações ocorreu no setor de serviços, pelo menos até o terceiro trimestre. Em abril, o comércio apresentou o melhor desempenho com 73 novas oportunidades de trabalho, quase 19% do total registrado pelo órgão do Ministério do Trabalho e Previdência.

As atividades econômicas correlatas aos segmentos de serviços e a construção civil aparecem em segundo no ranking do último mês, com 32 novas vagas abertas cada. Na sequência a indústria, com 16 novos postos de trabalho e a agropecuária, com quatro novas contratações.

Expansão

O prefeito Chico Brasileiro disse que o bom desempenho do comércio e do setor de serviços mostra que a principal fonte da economia de Foz do Iguaçu continua em expansão. “A presença do turista movimenta toda a economia, especialmente as mais de 50 atividades que são abrangidas pelo turismo”.

Dentro deste segmento, Chico Brasileiro lista as lojas da região central e Vila Portes e dos shoppings centers, restaurantes, bares, hotéis, pousadas e os atrativos, “que contratam grande volume de trabalhadores”, disse.

O prefeito acredita que a tendência de alta na geração de empregos vai se acentuar nos próximos meses. “Nos primeiros cinco meses deste ano, as Cataratas do Iguaçu já recuperaram 60% da visitação do período pré-pandemia da covid-19. O atrativo recebeu 468.797 turistas, ante 784.564 no mesmo período em 2019”.

A visitação dos primeiros cinco meses de 2022 é superior a 160% no comparativo do mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 180 mil ingressaram no Parque Iguaçu e semelhante de janeiro a maio de 2020, primeiro ano da pandemia, com 468 mil ingressos.

Estadual

O Caged também divulgou os números do Paraná que registrou crescimento pelo quarto mês consecutivo. O Estado gerou, em abril, 8.925 vagas de emprego com carteira assinada. Com crescimento nos quatro primeiros meses do ano, acumula um saldo de 61.686 postos de trabalho formais em 2022.