Aniversário é no dia 10 de junho; artista Filiage deve começar a obra no sábado (04).

Um dos prédios da Prefeitura de Foz do Iguaçu, ondem ficam as secretarias da Fazenda e de Esporte e Lazer, na Avenida J.K., vai ganhar “cara nova” para o aniversário da cidade, celebrado no dia 10 de junho. O muralista Filiage vai transformar parte da fachada do prédio, na região central, em um megapainel multicolorido de aproximadamente 100 metros quadrados, exaltando a biodiversidade da Mata Atlântica. 

O prazo previsto para a execução do trabalho, que deve iniciar no sábado (04), é de quatro dias, a depender das condições climáticas. A obra de arte será uma das atividades que serão realizadas em Foz pelo projeto Muros na Mata Atlântica, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultural, com o patrocínio da AkzoNobel, em parceria com o Município, por meio da Fundação Cultural. 

Outras atividades 

Além da pintura do painel,o projeto Muros na Mata Atlântica prevê a realização de ações educativas em Foz do Iguaçu. No dia 7 de junho, às 9h, no auditório da Fundação Cultural, haverá palestra de Filiage sobre o tema Mata Atlântica como fonte de inspiração na criação dos murais para até 70 pessoas, sendo 30 vagas reservadas para os alunos da educação especial e 40 vagas para o público em geral. 

Em seguida, às 10h15, está prevista uma visita guiada com 30 alunos da educação especial ao local da pintura, próximo ao auditório. 

Fauna e Flora

Nascido em São José do Rio Preto (SP), e atualmente morador em Campinas (SP), o artista Filiage comenta que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. “Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que está convidada a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.

O mural que Filiage irá pintar em Foz do Iguaçu reproduzirá espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos têm a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.

Muros na Mata Atlântica

Levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, bem como celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica são os propósitos do projeto nacional Muros na Mata Atlântica, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor. 

A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas (SP), com parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural.

A iniciativa já produziu painéis em Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo; também em Joinville (SC), Curitiba (PR), e nas cidades de Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.