Em dois dias, foram realizadas 62 entrevistas de emprego e mais de 200 encaminhamentos

O Ônibus Emprega Mais Paraná, uma iniciativa do Governo do Estado, em uma ação organizada em parceria com a Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu, atendeu em dois dias – na segunda e na terça-feira (30 e 31) – duas regiões da cidade.

Na terça-feira, o Ônibus Emprega Mais Paraná esteve na região Leste da cidade. O veículo ficou estacionado na Praça da Bíblia, na Avenida República Argentina, no Jardim São Paulo. Os atendimentos começaram às 8h30 e seguiram até as 17h.

Foram ofertadas mais de 150 vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Foz, além de outros serviços itinerantes oferecidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que atravessa o estado levando oportunidades.

Durante todo o dia, foram realizados 128 encaminhamentos – pessoas que se encaixavam nas vagas de emprego e foram direcionadas às empresas interessadas. Também foram baixadas 12 carteiras digitais e feitas 37 entrevistas com representantes das empresas parceiras no local mesmo da ação itinerante.

Juliana Freita, moradora do bairro Jardim São Paulo, ficou feliz pela ação. “Assim que fiquei sabendo, já vim correndo. Estou desempregada há quatro meses e, muitas vezes, não tenho dinheiro para pegar o ônibus e ir até o centro. Muito bom este trabalho, facilitou pra mim”.

Região Sul

O ônibus também levou oportunidades aos moradores da região Sul, no Centro de Convivência do Bubas, ofertando mais de 200 vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador.

Apesar da chuva, muitos moradores aproveitaram a chance de buscar uma vaga de trabalho mais próximo de suas casas. Foram 75 encaminhamentos, 15 carteiras digitais abaixadas e 25 entrevistas de emprego no local.

“Está sendo uma ação de sucesso. Estamos facilitando para a população de Foz, levando os serviços da Agência do Trabalhador e parceiros praticamente na casa dos moradores de diversos bairros da cidade. Nesses dois dias, com o ônibus do governo estadual, foram feitas centenas de atendimentos”, disse o diretor de Empreendedorismo e Desenvolvimento Socioeconômico de Foz, Luciano Castilha.

A iniciativa da Sejuf encerra as ações do Governo do Estado para o Mês do Trabalhador. Durante maio, o ônibus percorreu 12 cidades do Paraná.

Ações itinerantes

Desde o final de 2021, a Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu tem feito uma série de ações nos bairros, a fim de facilitar a vida dos moradores. “São pessoas que muitas vezes não têm condições de ir à Agência e agora podem aproveitar dos serviços, sem gasto algum”, afirmou Castilha.

Já foram feitas oito ações itinerantes, com mais de 670 encaminhamentos. Junto com a agência, também são levados serviços do Banco do Empreendedor, do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz (Sincofoz) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).