Servidores das secretarias municipais de Saúde e Educação se preparam para combater situações envolvendo fogo nas repartições públicas
Mais de 500 servidores das secretarias de Saúde e Educação de Foz do Iguaçu estão se preparando para compor a Brigada de Incêndio do Município. Para tornarem-se aptos a combater situações envolvendo fogo, os funcionários aprendem a manusear hidrantes, extintores, técnicas de evacuação do posto de trabalho e primeiros-socorros, e também participam de simulado de emergência e incêndio.
O novo ciclo de treinamento teve início em abril e deve seguir até 30 de junho. “Este é o primeiro treinamento deste ano e já capacitamos servidores das unidades básicas de saúde e seguiremos com a preparação de servidores da educação e dos CAPS”, informou o coordenador do Grupo de Brigada de Incêndio, Ademir Winkert.
A gerente da unidade básica de saúde do Lagoa Dourada, Joceli Aparecida de Campos Paes, participou da formação e falou, entusiasmada, sobre a experiência. “O curso de Brigada de Incêndio não tem menor nota, senão 10! Só vemos a real necessidade do curso quando começamos a fazê-lo, e nos faz refletir como pequenas ações podem fazer a diferença na vida de muitos. Além de sua importância, também foi muito motivador. Nota 10 para o professor Ademir Winkert, que soube transmitir na teoria e na prática as ações corretas e com eficiência para o primeiro socorro”.
A servidora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Karla Franke, também fez o curso e disse que o aprendizado vai além do ambiente de trabalho. “O curso de brigada de incêndio para mim foi muito proveitoso, tanto pra minha vida profissional como para a particular, uma ótima experiência e aprendizado, algo que levarei para a vida toda. Obrigada a equipe de instrução pela oportunidade de aprender”.
A formação tornou-se prioridade na atual gestão que instituiu a Brigada de Incêndio a partir da instituição do Decreto Nº 27273 de 03 de maio de 2018. O curso também atende a legislação do Corpo de Bombeiros – NPT 017 – que obriga a formação dos brigadistas em instituições públicas e privadas. Ao longo desses quatro anos, cerca de mil servidores se capacitaram como brigadistas.
Formação
O curso de Formação de Brigadistas de Incêndio é um Programa da Diretoria de Saúde Ocupacional, vinculado à Secretaria Municipal de Administração e coordenado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
“Essa é uma ação fundamental para preservar vidas e o fortalecimento do curso é reflexo da prioridade com os servidores e com a população”, refletiu a Diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad.