Assim que começar os trabalhos, prefeitura espera entregar a pavimentação em 90 dias
Foto: Thiago Dutra/PMFI.
Em reunião na noite desta quarta-feira (06) com os moradores da Vila Adriana 2, o prefeito Chico Brasileiro garantiu o início da pavimentação asfáltica das 12 ruas do bairro na abrangência do Porto Meira, região Sul de Foz do Iguaçu. As obras, aguardadas há mais de 30 anos, deverão ser concluídas num período de 90 dias, dependendo das condições climáticas, disse o secretário de Obras, Cezar Furlan.
“A pavimentação das 12 ruas da Vila Adriana 2 vai começar o mais rápido possível. A partir daí, precisamos da compreensão dos moradores sobre o cronograma, principalmente porque as obras de pavimentação dependem muito das condições climáticas”, disse Chico Brasileiro.
O prefeito, no entanto, orientou a necessidade de evitar o tráfego nas ruas durante os trabalho, até deixando os automóveis nas garagens de casa.”Isso, enquanto não estiver concluída a pavimentação”, disse. O vereador Alex Meyer acompanhou a reunião.
Ações no bairro
Chico Brasileiro destacou algumas ações no bairro realizadas pela prefeitura. Entre elas a instalação da UBS Padre Ítalo e a reconstrução da creche do Caic, ambas as obras às margens da Avenida Javier Koelbl. E ainda as obras de drenagens em ruas e avenidas do Arroio Ouro Verde, que corta a divisa da vila. As obras, segundo o prefeito, demandaram investimento de R$ 5 milhões.
O prefeito lembrou ainda o início da revitalização da Avenida General Meira, importante via do corredor turístico de Foz do Iguaçu. “Estas melhorias são fundamentais porque a General Meira conecta o centro aos atrativos turísticos da Roda Gigante e o Marco das Três Fronteiras, a nova ponte do Brasil com o Paraguai e a Avenida Morenitas para ir à Argentina”.
Alcance
A Vila Adriana 2 é formada por 12 ruas a partir dos fundos da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira. As obras de pavimentação começam com a limpeza das vias. De acordo com o secretário de Obras, os trabalhos devem ser concluídos num prazo de 90 dias.
Após a limpeza, as equipes da Prefeitura farão o reperfilamento das ruas e, na sequência, as máquinas chegarão com a massa para finalizar a pavimentação asfáltica. “Finalmente teremos asfalto. Nosso calçamento está muito deformado”, disse a vendedora Yolanda Alexandrina, moradora do bairro.
Morador há 20 anos na Vila Adriana, Rodrigo Duarte, diz que o asfalto é muito aguardado pela comunidade. “As ruas estavam abandonadas, cheias de buracos. Agora, espero que melhore com o asfalto que será feito”.
O cronograma prevê a pavimentação nas ruas e travessas Rufina Gringe, José Damasceno, Dr Toscano de Brito, Curt Klock, Jorge Werner, Esmeralda, Ônix, Frans Essich, Cobre, Carlos Cavalcante de A. Neto, André Paulino do Nascimento e Carlos Cavalcante de Albuquerque.