Com o “Fortaleza Pet Friendly”, a capital cearense inovou ao proporcionar aos turistas a oportunidade de encontrar hotéis e atrativos com o selo de amigo dos animais

O projeto para tornar Foz do Iguaçu um ambiente seguro e receptivo também para animais de estimação avançou. Servidoras da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos e divisão de Proteção e Projetos para o Bem-Estar Animal se reuniram com assessores da Prefeitura de Fortaleza – destino turístico que implantou uma iniciativa semelhante. 

O secretário de Proteção Animal da capital cearense, Marcel Girão, e a gerente de qualificação da Secretaria do Turismo da cidade de Fortaleza, Ivanilde Pinheiro, explanaram sobre o Projeto “Fortaleza Pet Friendly”, lançado em setembro de 2021, como um produto turístico para os hotéis, bares, restaurantes, barracas de praia e shoppings.

A Secretaria do Turismo de Fortaleza fez um acordo de cooperação Técnica com o Sebrae, sem repasse de recursos, para a contratação da Universidade Pet Friendly, de São Paulo, que realizou uma capacitação on-line com funcionários e proprietários dos estabelecimentos.

Durante a troca de informações, as assessoras da Prefeitura de Foz, Amanda Braz Ramirez e Andressa Szekut, consultaram detalhes sobre o funcionamento das capacitações, que também deverão ser feitas em Foz com os hotéis que integrarem o projeto. Os modelos e formulários serão adaptados ao ambiente turístico de Foz do Iguaçu. 

O objetivo é introduzir um selo de amigos dos animais – uma garantia de que o hotel está preparado para lidar com os bichos de estimação. 

Replicando boas ideias

Para o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, oferecer ao viajante a possibilidade de vivenciar experiências com os pets representa um grande potencial para fomentar o turismo local. “Poder levar seu animal de estimação numa viagem e saber que o destino está preparado para recebê-lo bem é um fator importante tanto na tomada de decisão sobre o destino como na duração da viagem. É muito gratificante saber que o projeto se tornou um referencial no turismo pet friendly e que está inspirando outros destinos”, afirma o gestor.

“Se o trabalho é bom, podemos usá-lo como inspiração e criar um ambiente turístico ainda mais forte, inspirado em cidades onde o turismo também é crucial para a economia. Queremos saber o que deu certo, quais pontos foram marcantes e usar essa base para construirmos um mercado cada vez mais completo”, frisou o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.