Os estudantes farão intervenções artísticas em bocas de lobo para o concurso regional “Um Rio Passa Por Aqui”, que reforça a importância dos cuidados com a água.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu preparou uma programação de sensibilização para a Semana Mundial da Água, a partir desta segunda-feira, 21. A temática será educativa, envolvendo os alunos de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais que farão intervenções artísticas em bocas de lobo durante o 1º Concurso Regional “Um Rio Passa por Aqui”.
As iniciativas marcam a celebração para o Dia Mundial da Água, em 22 de março. A participação será com oficinas educativas para os alunos e professores, limpeza, desobstrução e pinturas de bocas de lobo.
As unidades escolares receberão materiais educativos para subsidiar o trabalho pedagógico, como: kit de materiais sobre água e resíduos elaborados pela Sanepar; o infográfico “Energia da água – Dos Rios Voadores à Geração de Energia”, produzido pela Itaipu Binacional, além de tintas e corantes doados pela empresa Panorama Home Center.
Para a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, o cuidado com as galerias pluviais é essencial para as cidades. Ela destacou ainda que os resíduos recicláveis descartados irregularmente poderiam ser tratados pelo programa municipal de Coleta Seletiva.
“O trabalho de sensibilização da comunidade para a manutenção da limpeza da bocas de lobo é uma das formas de efetivação da segurança hídrica municipal e da participação no programa de Coleta Seletiva. Quando destinados da forma correta, promovem o aumento da vida útil do aterro sanitário e da renda das catadoras e catadores”, disse.
Trabalho do município
Foz do Iguaçu participa todos os anos desse movimento, buscando desenvolver ações de sensibilização quanto ao cuidado com água e reforçar a necessidade da participação da comunidade nos programas e ações municipais que promovem a qualidade ambiental.
O trabalho é promovido pelas secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Educação e neste ano conta com o apoio das secretarias de Obras e Segurança Pública.
Antes da intervenção artística, a Secretaria Municipal de Obras desenvolverá o serviço de desobstrução na boca de lobo com um caminhão hidrojato, que suga os resíduos. O serviço promove ainda a desobstrução da galeria pluvial, favorecendo que a água siga o curso até os rios.
Além das escolas municipais e Cmeis, a Secretaria de Meio Ambiente, o Centro de Educação Ambiental do Iguaçu e as empresas Sol Pedras, Silvestro Engenharia e Construção, Consórcio Ponte Brasil Paraguai e moradores do bairro Monjolo que integram o Coletivo Educador de Foz do Iguaçu – CMFI, também realizarão a pintura de bocas de lobo localizada próximas a estas instituições.
Parcerias
A ação faz parte das atividades do convênio Linha Ecológica: Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território da Itaipu Binacional que promove o 1º Concurso Regional de Pinturas de Bueiros e Bocas-de-lobo “Um Rio Passa por Aqui”, movimento que acontece simultaneamente nos 55 municípios que integram a Bacia do Paraná 3.
O programa de Educação Ambiental do Consórcio Ponte Brasil Paraguai desenvolverá oficinas com as unidades de ensino participantes do concurso com abordagem dos conteúdos: os usos da água, biodiversidade aquática – com foco nos rios e conservação da água.







