Durante a entrega do espaço, nesta sexta-feira (18), o prefeito Chico Brasileiro anunciou que o local terá a estrutura ampliada em uma segunda etapa de obras.

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Todos os dias, ao abrir a porta de casa, Robenildo Rodrigues precisava encarar uma paisagem nada agradável. Em frente à residência dele, no Jardim Manaus, havia um terreno vandalizado, com lixo acumulado e nada atrativo. Porém, esses dias ficaram no passado, e o local se transformou no Campo de Futebol de Areia Frederico Tremarin, inaugurado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (18). 

O espaço foi transformado pelo poder público em uma área de esporte e lazer, que irá proporcionar mais qualidade de vida aos moradores – incluindo o Robenildo, que terá um campo de qualidade para jogar futebol com os amigos. “Moro aqui há 18 anos, então é possível imaginar como estou feliz em finalmente termos um local como esse. Tenho um time com meus amigos, pessoas que vão aproveitar e cuidar desse presente”, celebrou.

Além do campo de areia, a reforma contemplou a implantação de alambrado, refletores de iluminação e traves, e a construção de calçadas e bancos no espaço. O custo total foi de R$ 375 mil.

Durante o evento, o prefeito Chico Brasileiro anunciou ainda a segunda etapa de obras para o local, com a construção de vestiários, banheiros adaptados, sala administrativa, entre outras benfeitorias. “Muito mais do que um complexo de lazer, o investimento em um espaço como esse retorna aos cidadãos em forma de mais qualidade de vida, com a oportunidade do uso desta área para a convivência entre as famílias e a prática de esportes, e também a valorização do bairro”. afirmou o prefeito.

“Nenhuma obra se faz sem o trabalho conjunto entre os poderes e a competência dos servidores, que elaboram projetos para mudar a vida dos iguaçuenses. Neste campo, o nosso objetivo é que o mesmo aconteça com os moradores, para trabalhar em conjunto e aproveitar o espaço”, complementou Brasileiro.

Cuidado com o bem público

O secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sapia, endossou o pedido para que os moradores mantenham o campo preservado e valorizem o ambiente, que será totalmente da vizinhança. 

“Muitos aqui esperaram por anos essa obra, então confiamos que irão preservar e nos ajudar denunciando casos de vandalismo e destruição. O local foi feito para vocês e, com certeza, irá mudar a história dessa importante região”, frisou Sapia. 

Para ajudar nessa missão, dona Neuci, líder comunitária, se apresentou para o serviço. “Queríamos tanto ver isso saindo do papel, que agora é até difícil acreditar que realizamos. Vamos cuidar, proteger e esperar ainda mais, porque estamos sendo atendidos em tudo que pedimos à Prefeitura”, elogiou a moradora. 

Homenagem

O campo foi batizado em homenagem a Frederico Tremarin, pioneiro do Jardim Manaus que viveu por mais de 50 anos no bairro, lutando por melhorias e sendo ativo nas discussões comunitárias. Ele faleceu em 2015, e deixou um grande legado para a região. 

“Por onde ele andava aqui no bairro as pessoas o cumprimentavam. Ele conhecia quase todos pelo nome e o carinho que recebia era lindo. Para nós, da família, esse reconhecimento é emocionante. Tudo o que meu avô nos ensinou, ficará eternizado”, disse a neta, Natália Tremarin. 

Presenças

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Ney Patrício, presidente do Legislativo, juntamente com Valdir de Souza (Maninho) e Rogério Quadros; do secretário de Obras, Cezar Furlan; da secretária da Fazenda, Salete Horst; e do diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos