Passeio foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e reuniu mais de 100 mulheres da coleta seletiva, limpeza pública e da equipe da administração pública municipal

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e, demonstrando a força da união feminina no projeto de fazer de Foz do Iguaçu uma cidade cada dia melhor, cerca de 110 mulheres, entre servidoras da Prefeitura de Foz do Iguaçu e trabalhadoras da limpeza pública e das cooperativas que atuam na coleta seletiva participaram de um passeio turístico a bordo do Kattamaram, na tarde de segunda-feira (08). 

A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Planejamento. 

“Hoje é dia de luta. Dia para reforçar tudo o que já conquistamos e tudo o que ainda podemos conquistar. São mulheres, trabalhadoras, que ajudam a construir uma cidade melhor. Todas merecem esta incrível experiência”, disse  Ängela Meira, secretária de Meio Ambiente. 

Atualmente, mais de 4.600 mulheres integram a equipe da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Isso representa mais de 60% do quadro de funcionários.  “A mulher, cada dia mais, está mostrando a que veio. Nós temos capacidade, mas infelizmente ainda não somos valorizadas como deveríamos ser. É uma data importante. Quantas mulheres já sofreram sem oportunidade? Nós as representamos, unimos forças”, ressaltou a chefe de Limpeza Pública, Adriana Fuzetti.

Para a coordenadora do Programa de Coleta Seletiva, Rosani Borba, o encontro foi importante para fortalecer os laços profissionais. “É importante a gente se fortalecer. Mulheres com mulheres. São funções diferentes, profissionais diferentes, mas muitas coisas em comum, por isso essa troca de experiência é incrível e mostra a nossa união.”

Durante o passeio, as profissionais puderam acompanhar uma palestra sobre a importância dos cuidados e prevenção à saúde feminina. A secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo, também acompanhou o evento, e falou sobre a luta da mulher, que cada vez mais conquista seu espaço no âmbito político. 

“É importante reforçarmos que esta data – o Dia Internacional da Mulher – é de luta. Esta tarde é uma homenagem a estas mulheres incríveis. É uma forma de agradecer essas mulheres que estão no cotidiano do trabalho. É dia de lembrar das mulheres que nos antecederam e abriram caminho para que hoje possamos ocupar espaços públicos”, destacou.