Contato dos agentes comunitários de saúde irá verificar os motivos para o atraso e orientar os moradores para que procurem as UBS
A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta quarta-feira (23), à busca ativa das cerca de 80 mil pessoas que estão com a segunda ou terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. Os dados da Vigilância Epidemiológica apontam que são 18.918 pessoas com a segunda dose em atraso e 59.947 que já poderiam ter recebido a terceira dose.
O contato será feito pelas equipes de todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que mantêm uma relação de nomes com pacientes que ainda não se vacinaram, conforme a base de dados da Vigilância Epidemiológica.
A busca poderá ser feita por telefone ou visita em domicílio, em que as equipes conversarão com os cidadãos sobre os motivos que o impediram de receber a vacina e darão orientações sobre a imunização, como, por exemplo, o que é preciso fazer o agendamento prévio para aplicação da dose – basta comparecer a unidade de saúde mais próxima.
Os dados vão subsidiar as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para as próximas ações.
“Temos casos de pessoas que por terem se contaminado com a Covid-19, não conseguiram ainda se vacinar, mas o número elevado de esquema vacinal em atraso mostrou que precisamos ir atrás dessas pessoas e alertar para a necessidade de receber a vacina. Os dados da pandemia não param de mostrar que somente a imunização nos fará vencê-la de uma vez por todas”, afirmou a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.