A ação tem como objetivo manter o espaço público limpo e conscientizar a população sobre o descarte correto dos materiais

Uma força-tarefa da Prefeitura de Foz do Iguaçu trabalhou na manhã desta sexta-feira (18) na retirada de resíduos e entulhos no Parque Remador, na região do Porto Meira.  

A ação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente teve apoio da Defesa Civil,  Patronato Municipal e Corpo de Bombeiros. Em poucas horas de trabalho, foram recolhidos os mais diversos tipos de materiais descartados de forma incorreta, entre sacolas, garrafas pet e de vidro, restos de comida, móveis, roupas, calçados e até mesmo colchões. 

Cleide Gonçalves mora há três anos nas proximidades do Parque Remador. Ela contou que já flagrou diversas vezes pessoas jogando entulhos na área. “Algumas pessoas reviram o lixo, pegam os materiais recicláveis e jogam o resto no chão. É a própria população que faz isso, a gente tenta cuidar, mas é muito lixo e não damos conta,” desabafou. 

Todas as manhãs, William Dalsotto costuma passear de bicicleta com a filha, de três anos, pelo espaço público. Morando há cinco anos no Porto Meira, ele disse que, sempre que pode, recolhe os resíduos que encontra no chão para ajudar a manter o zelo do bairro. “Dá um desgosto ver essa situação. É um lugar que nós e os turistas podemos aproveitar, é bonito, mas algumas pessoas insistem em bagunçar e não valorizam o espaço de lazer”. 

Zeladoria

Em média, a cada 45 dias, equipes da empresa contratada pela prefeitura fazem a limpeza em toda a área do Parque Remador. Segundo a coordenadora da Divisão de Resíduos Inertes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Adriana Fuzzeti, uma solução efetiva para o espaço depende da união de esforços entre poder público e comunidade.

“Infelizmente parte da população não entende os riscos que uma situação assim pode acarretar, e muita gente continua jogando resíduos e entulhos de qualquer forma. Isso prejudica tanto o visual do local, o meio ambiente e, consequentemente, a saúde da própria comunidade”, alertou Adriana. Todo material recolhido pelas equipes será separado e descartado de maneira correta.  

Segurança

Outra preocupação do poder público envolve a segurança pública dentro e em torno do Parque Remador. Muitas pessoas ocupam o local para dormir, fazer o uso de bebidas alcoólicas e também de entorpecentes. O secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo Silva,  acompanhou as ações desta sexta-feira.  

“Vamos fazer um trabalho integrado, entre a Guarda Municipal e secretarias do Meio Ambiente e Obras, realizando a limpeza, manutenção e melhora da iluminação nesses espaços públicos. Com isso, queremos aumentar a sensação de segurança dos frequentadores do parque”. 

Descarte correto

O descarte de materiais – como móveis velhos, galhos, entulhos – pode ser feito gratuitamente pelos pequenos geradores no aterro sanitário, onde os resíduos ganham a destinação e o tratamento adequado.

A Prefeitura disponibiliza ainda o serviço de caçambas para as comunidades, priorizando regiões que possuem um alto índice de infestação de dengue. Pelo aplicativo 156 Foz é possível encontrar o mapa onde elas estão localizadas. Também pelo app, é possível denunciar o descarte irregular dos materiais, inclusive anexando fotos, para auxiliar na identificação dos responsáveis.